Concertos Janeiro 2014

Concertos a que pode assistir durante o mês de Janeiro de 2014 em: Amarante, Estarreja, Palmela, Porto, Queijas, São Domingos de Rana,

 

 

Amarante

 

X Encontro de Cantadores de Janeiras

 

25 de Janeiro

 

Depois do êxito que constituíram os anteriores encontros de cantadores de janeiras, em Amarante, a tradição continua a ser o que era. Assim, dia 25 de janeiro, vai decorrer a décima edição do Encontro de Cantadores de Janeiras, que vai ter lugar no Pavilhão da Escola Secundária da cidade, com início às 21.30 horas.

O Encontro de Cantadores de Janeiras de Amarante é uma iniciativa da Câmara Municipal que visa manter viva a tradição do cantar das janeiras e reis, preservando e promovendo, desta forma, todo um valioso património imaterial e etnográfico do concelho e da região.

Para além disso, estimula e contribui para a participação da comunidade e do associativismo local, que ao longo do ano promovem atividades relevantes para o desenvolvimento sociocultural do Município, num momento de convívio e partilha cultural.

 

Estarreja

Venha cantar as Janeiras!
dia 5 janeiro 
Estarreja cumpre a tradição. O Cine-Teatro recebe 15 grupos locais no tradicional Encontro de Trupes de Reis, promovido pela Câmara Municipal de Estarreja. O espetáculo das coletividades do concelho terá lugar este domingo, dia 5 de janeiro, com início às 16h.

Pelo palco, como já tem sido tradição nos últimos anos, irão passar cantores e músicos de todas as idades. A Câmara aposta neste evento em prol da cultura popular da região e motivando a participação também dos mais novos para que possam perpetuar esta tradição. As entradas são livres.

Grupos participantes:
Cerciesta
Coral "Vamos Cantando" (Centro Paroquial de Avanca e Lar da Quinta do Rezende)
Grupo Folclórico e Etnográfico de Veiros
Santa Casa da Misericórdia de Estarreja
Grupo Etnográfico "Danças D'Aldeia de Pardilhó"
Associação Cultural e Recreativa dos Amigos das Póvoas
Liga dos Amigos do Hospital Visconde de Salreu
Confraria da Broa d' Avanca
Rancho Folclórico "As Tricaninhas de S. Miguel de Fermelã"
Grupo de Música Tradicional Portuguesa "Ventos da Ria"
Grupo Etnográfico da Casa do Povo de Avanca
Grupo Cantares do Antuã
Rancho Folclórico "As Tricaninhas do Antuã"
Grupo de Cavaquinhos Aidos Velhos
Associação Atlética de Avanca

Palmela

 

Janeiras

 

6 de Janeiro

 

A encerrar a quadra festiva, as tradicionais Janeiras voltam a sair à rua no Centro Histórico de Palmela, na Noite de Reis, 6 de janeiro, numa organização da Câmara Municipal com o Movimento Associativo local. Os grupos participantes têm encontro marcado no Largo dos Loureiros, às 20.30 h, e o desfile inicia-se às 21 h., nos Paços do Concelho, com paragem em várias artérias e espaços da vila (Praça Duque de Palmela, Rua Hermenegildo Capelo, Largo do Mercado, Sociedade Columbófila de Palmela, Junta de Freguesia de Palmela e Grupo dos Amigos do Concelho de Palmela, até ao Largo de S. João), para saudar a população e as instituições e dar as boas-vindas ao novo ano.

 

Nesta edição das Janeiras, participam a Sociedade Filarmónica Humanitária, a Sociedade Filarmónica Palmelense “Loureiros”, o Grupo Coral “Ausentes do Alentejo”, o Centro Social de Palmela, a Associação de Escoteiros de Portugal – Grupo 40 de Palmela, o Grupo de Alunos das Oficinas de Canto Tradicional com Celina da Piedade e o Grupo de Cantares da Associação de Moradores da Quinta da Marquesa II.

 

A noite termina com a atuação final no Largo de S. João e um momento de convívio.

 

 

 

Porto

 

Concerto de Reis - Orquestra Sinfónica do Porto

dia 4 de Janeiro

Pelo segundo ano consecutivo e em parceria com a Casa da Música, o NorteShopping recebe dia 4 de Janeiro de 2014, um concerto da Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música para celebrar a entrada no Novo Ano e a Chegada do Dia de Reis.

O Concerto de Reis terá lugar na Praça da Indústria do NorteShoppinge divide-se em três momentos: o primeiro terá início às 18 horas, o segundo às 18.30 h e o último às 19 horas.

A Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música brinda o Novo Ano com uma viagem que remete para o agitado e colorido porto de Portsmouth, em Inglaterra, até ao encontro com uma princesa japonesa, com paragem obrigatória nas exóticas e misteriosas localidades do Médio Oriente. Navegando pelas afamadas valsas e marchas de Johann Strauss II, nome indissociável dos concertos de Ano Novo, o programa proporciona um fim de tarde festivo com trechos favoritos desta celebração tão tradicional. Neste programa, a direção musical é da responsabilidade do Maestro Martin André.

 

Queijas

 

 

Saint Dominic's Gospel Choir

 

5 Janeiro

 

É já no próximo dia 5 de Janeiro que o Salão Paroquial da igreja de Queijas, Oeiras, abre as suas portas ao grande concerto de Saint Dominic's Gospel Choir , que terá início às 16 horas. 

Trata-se de um concerto solidário em que os assistentes devem levar um pacote de comida (farinha, arroz, esparguetes, ou enlatados...), que constituirá o bilhete de entrada. Os alimentos recolhidos destinam-se ao Banco Alimentar.

 
Uma boa forma de iniciar o movo  ano, Ouvir um dos melhores grupos de Gospel do País, tendo ao mesmo tempo oportunidade de ajudar os que mais necessitam. 
 
 

São Domingos de Rana

 

Concerto de Reis VoxLaci

 

6 de Janeiro

 

O concerto de Reis é uma das tradições mais antigas de São Domingos de Rana. Toda a comunidade se junta para ouvir e cantar! Decorre no próximo dia 6 de janeiro,  às 21.30 horas., na bonita Igreja de S. Domingos de Rana, concelho de Cascais, e é o XV concerto protagonizado pelo Grupo Coral VoxLaci.

Como já vai sendo habitual, este "Grande Concerto de Reis" será entoado pelos cinco coros  Vox Laci de S. Domingos de Rana.

Se habita perto, apareça, mas tenha em conta que, se  pretender um lugar sentado, deverá chegar ao local uma hora antes do evento.

Para inserir um comentário você precisa estar cadastrado!