Exposições Dezembro 2013

Exposições que pode visitar durante o mês de Dezembro em: Amadora, Cascais,  Estoril, Estremoz, Lisboa, Odivelas, Tavira

 

 

Amadora

 

Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos

 

Festejar a vida” - Exposição Coletiva do Círculo Nacional de Arte e Poesia 

 

É inaugurada dia 6 de dezembro, pelas 18 h, na Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos a Exposição Coletiva do Círculo Nacional de Arte e Poesia "Festejar a Vida".

 

Esta mostra de pintura pode ser visitada até ao dia 27 de dezembro de 2013.

 

O Círculo Nacional D’Arte e Poesia nasceu a 7 de julho de 1989 e tem como missão a divulgação da Arte (Poesia, Música, Pintura, Cerâmica, Artesanato, Escultura…), promovendo a atividade artística dos seus membros, nomeadamente através de exposições e espetáculos.

 

Os seus fundadores são: Maria Olívia Diniz Sampaio António Inverno, Vítor Castelinho, António José Diniz Sampaio, Ermelinda Naia, Paulo Armindo e Maria de Lourdes Agapito.

 

Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos

 

Av. Conde Castro Guimarães – Venteira
Telefone: 21 436 90 54
Fax: 21 494 87 77

 

E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
www.cm-amadora.pt/bibliotecas

 

Horário da Biblioteca:

 

2.ª feira e sábado: 10.00h – 18.00h

 

3.ª feira a sexta-feira: 10.00h – 19.00h

 

Cascais

Centro Cultural de Cascais

 

“Jardins Secretos”, exposição de Ana Pimentel que pode ser vista até 15 de Fevereiro de 2014, no Centro Cultural de Cascais. Possuidora de um currículo invejável em matéria de exposições individuais e coletivas, Ana Pimentel, licenciada pela FBAP, reúne na sua obra uma complexidade de culturas e memórias, lugares, cheiros, cores e vivências de um passado remoto mas intemporal. Numa harmoniosa e impactante homenagem à vida, a artista serve-se de uma linguagem de sinais e formas geométricas referenciadas na cultura tradicional portuguesa (arquitetura, festividades, folclore, ornamentos, rosáceas, mosaico, bordados, flores, rendas...), bem como símbolos associados à paz, harmonia e felicidade ou mesmo ao erotismo e amor.

 

De 3ª a domingo, das 10h00 às 18h00

 

Organização: Fundação D. Luís I; Apoio: Turismo de Portugal | CMC

   

 Junta de Freguesia

 

 Está patente desde dia 13 de Dezembro, na sede da Junta de Freguesia de Cascais e Estoril, em Cascais, uma exposição de pintura de Gabriela Duarte. A mostra pode ser vista até 8 de Janeiro, das 9 h. às 17 horas, de segunda a sexta-feira.

 

         Entrada livre.

 

Estremoz

Centro Cultural

“Exposição retrospetiva do cortejo do trabalho de 1963”; “vasilhame de barro de Estremoz”; “barrística das irmãs flores” –exposições patentes na Sala de Exposições do Centro Cultural organizadas pela Associação Filatélica Alentejana de Estremoz (até 31 de dezembro)

III Mostra de artes plásticas de Estremoz” - Este projeto, este ano subordinado ao tema: “É Natal”, visa fundamentalmente dar “visibilidade” aos artistas locais e seu trabalho na área das artes visuais – Sala de Exposições do Centro Cultural de Estremoz - (até 5 de janeiro de 2014).

Museu Municipal de Estremoz

“Fotografia de Paulo Correia” - mostra de trabalhos que resultam da ambivalência profissão/fotografia livre de Paulo Correia, com incursões em diversas temáticas que abrangem o seu ambiente profissional e pessoal – Museu Municipal de Estremoz - (até 26 de janeiro de 2014)

Palácio dos Marqueses da Praia e Monforte

O NEORREALISMO " – desenhos que são excelentes exemplos da matriz definidora deste período artístico – Palácio dos Marqueses da Praia e Monforte (até 29 de dezembro

 Presépios

 

Dia 8 de dezembro, domingo, a Câmara Municipal de Estremoz inaugura duas exposições de Presépios, que estarão patentes ao público até ao próximo dia 6 de janeiro.

 

A partir das 16  horas é inaugurada na Galeria Municipal D. DinisVII Exposição de Presépios de Artesãos do Concelho de Estremoz, uma mostra anual de presépios elaborados por artesãos locais e que conta nesta edição com 23 participantes e cerca de 40 peças em exposição. De destacar que este ano a mostra “subiu ao Castelo”, a pedido da maioria dos participantes, dado que em anos anteriores a mesma se realizou no Centro Cultural desta cidade.

 

Posto de Turismo

 

Dia 21 de dezembro, no Posto de Turismo de Estremoz irá ser inaugurada a exposição “Menino Jesus”, elaborada pelos alunos da Escola Básica da Glória.

Todos os anos pelo Natal a Escola propõe aos pais a realização de um trabalho de Expressão Plástica de acordo com um tema natalício. Já foram expostos Presépios coletivos e individuais, Estrelas de Natal, Árvores de Natal, Centros de Mesa, Postais e este ano a proposta foi elaborarem um “Menino Jesus”. Todos estes trabalhos têm sido feito com materiais reciclados. O resultado é sempre surpreendente e mostra que a imaginação não tem limites.

Os trabalhos são apresentados na Festa de Natal e ficam expostos  no salão da Junta de Freguesia de Glória, mas este ano e pela segunda vez, vêm para Estremoz para poderem ser visitados por toda a população.

A exposição vai estar visitável até ao dia 6 de janeiro de 2014.

 

Às 17:00 horas, no Palácio dos Marqueses da Praia e Monforte, é inaugurada a exposição “Presépios do Mundo”, uma mostra de algumas das mais interessantes peças da coleção particular do Major-General Fernando Canha da Silva, que nos apresenta presépios de todos os continentes, nos mais diversos suportes e com as mais diversas formas. Trata-se de uma iniciativa que conta com o apoio do Regimento de Cavalaria n.º 3 de Estremoz.

 

Estremoz é, neste momento, a grande cidade do Presépio no Alentejo, não só pela quantidade dos eventos que dedica à  temática da Natividade, mas principalmente pela qualidade dos mesmos. Os  artesãos locais e o senhor Major-General Canha da Silva, com a sua participação e qualidade que colocam nos seus Presépios, são a chave deste sucesso!

 

Pretende-se recuperar uma tradição bem portuguesa, na qual Estremoz teve um papel importante na sua dinamização no Alentejo, marcando assim o calendário festivo na região.

 

Uma excelente oportunidade para visitar Estremoz e ficar a conhecer as suas potencialidades nesta quadra natalícia.

 

 

Lisboa

 

 

 Palácio de Belém

 

 Inauguração da exposiçãoJosé Leite de Vasconcelos: Vida e Obra”, no Átrio Principal do Palácio de São Bento, dia 19 de dezembro, pelas 14 horas. Durante a sessão será apresentado o suplemento nº 8 d'O Arqueólogo Português intitulado Manuel Heleno: pioneiro do ensino e da investigação arqueológica em Portugal (1923-1964), de João Luís Cardoso (ed.), Luís Raposo, Nuno Bicho e Carlos Fabião, editado em parceria entre a Direção Geral do Património Cultural/Museu Nacional de Arqueologia e a Imprensa Nacional Casa da Moeda. 

A exposição ficará patente ao público até dia 18 de março de 2014.

 

Museu do Chiado

 

 

"Rei, Capitão, Soldado, Ladrão", de Jorge Molder. A mostra promovida pela Fundação EDP, Museu de Arte Contemporânea e Museu do Chiado está patente até 23 de Fevereiro de 2014.

 

Pode ser visitada de terça a domingo, das 12 h. às 18 horas.

 

 

 

Museu da Electricidade

 

"A Escala de Mohs", de Jorge Molder. A mostra promovida pela Fundação EDP, pode ser visitada no Museu da Electricidade, de 5 de Dezembro a 23 de Março de 2014

 

Palácio Centeno

No próximo dia 2 de Dezembro, abre a o público na Capela do Palácio Centeno em Lisboa a exposição de escultura: “Alma”. Esta exposição, com curadoria do Professor Doutor João Lobo Antunes e do Doutor António Costa e apoio da Câmara Municipal de Santo Tirso e da Universidade de Lisboa resulta do trabalho de um jovem médico português que desde cedo experimentou e se interessou por técnicas de escultura, que aqui associou ao crescimento, às emoções, à arte, à medicina e ao corpo “descoberto e projetado para fora de si mesmo”.

Francisco Goiana da Silva, 24 anos, é um dos 15 Shapers do Global Shapers Lisbon Hub e será um dos 50 Global Shapers a nível mundial a ser selecionado para estar presente no Fórum Económico Mundial de 2014, que acontece entre 22 e 25 de Janeiro de 2014 em Davos, na Suíça. Este Shaper representará Portugal, posicionando o país como uma referência internacional na temática da prestação de cuidados de saúde.

Esta exposição surge da necessidade de angariar verbas para a deslocação a Davos. Esteve provisoriamente patente ao público entre os 17 e 23 de novembro,  no Museu Nacional História Natural e o seu sucesso inicial fez com que fosse transferida para a capela do Palácio Centeno em Lisboa, onde será prolongada a sua exibição.

A exposição “Alma” é composta por 12 composições de materiais distintos que representam estados de espírito relacionados com a libertação da vida profissional inerente à atividade médica, e foram sendo esculpidas por Francisco nestes últimos quatro anos, no atelier que mantém em Santo Tirso.

A exposição está aberta ao público entre o dia 02 e o dia 17 de Dezembro durante o horário normal de funcionamento do palácio. O artista e curadoria estarão no espaço durante a próxima sexta-feira (dia 29), entre as 09h e as 19h para apresentação da exposição exclusiva aos media

 

Odivelas

 

Luís Athouguia 

O Centro de Exposições de Odivelas apresenta a 80ª exposição individual de Pintura de Luís Athouguia, intitulada “TRATADO ILUSIONISTA”.

Luís Athouguia apresenta os seus trabalhos desde 1983 em centenas de relevantes Exposições e Bienais de Arte em Portugal, Espanha, França, Alemanha, Itália. Representado em Museus, instituições e importantes colecções nacionais e estrangeiras, foi distinguido, com o Prémio Vespeira, na bienal do Montijo 1997; o Prémio Valentín Ruiz Aznar, Granada (E) 2004; e, o Prémio do Salão da Sociedade Nacional de Belas Artes 2011.

A exposição ficará patente até dia 19 de Janeiro de 2014

Horário de funcionamento: Terça feira a Domingo das 10h00 às 23h00

 

Tavira

 

  “Ossos que Contam História”  patente na Sala de Exposições Temporária do Núcleo Islâmico, do Museu Municipal de Tavira até 25 de Janeiro de 2014, tendo sido cedida pela Direção Geral do Património Cultural – Laboratório de Arqueociências. 

Para inserir um comentário você precisa estar cadastrado!