Exposições fevereiro 14

Exposições que podem ser visitadas durante o mês de fevereiro de 2014, em: Amadora, Cartaxo, Cascais, Condeixa, Estremoz, Lisboa, Matosinhos, Mora, Odivelas, Palmela, 

 

 

 

 

Amadora

 

Casa Roque Gameiro

 

Inaugurada dia 15 de Fevereiro, está patente na Casa Roque Gameiro, na Amadora, a exposição “25 anos de cerâmica de autor”, de Carlos Enxuto, que pode ser visitada até 15 de março.

 

Carlos Enxuto nasceu em 1963 nas Caldas da Rainha.

 

Em 1988 iniciou o contacto com a cerâmica no CENCAL (Caldas da Rainha), cidade conhecida como um dos principais centros cerâmicos portugueses, cuja tradição cerâmica se perde no passado.

 

Seguiu-se um processo próprio de investigação e experimentação, nas várias áreas da cerâmica de alta temperatura.

 

Este estudo tem como base a cerâmica milenar Chinesa e Coreana e mais tarde a cerâmica Japonesa.

 

Todo esse processo de criação e investigação traduz-se numa pesquisa contínua e fascinante, dele resultando vidrados e engobes de composição pessoal, pretendendo-se uma perfeita simbiose entre as antigas técnicas de trabalhar o barro e uma interpretação escultural contemporânea.

 

Horário:

 

2.ª a sábado, das 10.00h às 12.30h e das 14.00h às 17.30h / encerra aos domingos e feriados

 

 

Cartaxo

 

RETRATO CTX >> Exposição colectiva de pintura 

A mostra patente no Centro Cultural do Cartaxo pode ser visitada até 16 de Março.

Cinco artistas recolheram retratos de pessoas residentes no concelho do Cartaxo, pintaram a partir dessa recolha e agora vão mostrar os seus trabalhos ao público no Centro Cultural do Cartaxo. 

Ana Calheiros Soalheiro, Bruno Gabirro Alves, Cecília Corujo, Filipa Arôcha e Maria Cabral são os artistas envolvidos neste projecto.
 
 

Cascais

 

Centro Cultural de Cascais

 

“Jardins Secretos”, exposição de Ana Pimentel   pode ser vista até 15 de Fevereiro de 2014, no Centro Cultural de Cascais. Possuidora de um currículo invejável em matéria de exposições individuais e coletivas, Ana Pimentel, licenciada pela FBAP, reúne na sua obra uma complexidade de culturas e memórias, lugares, cheiros, cores e vivências de um passado remoto mas intemporal. Numa harmoniosa e impactante homenagem à vida, a artista serve-se de uma linguagem de sinais e formas geométricas referenciadas na cultura tradicional portuguesa (arquitetura, festividades, folclore, ornamentos, rosáceas, mosaico, bordados, flores, rendas...), bem como símbolos associados à paz, harmonia e felicidade ou mesmo ao erotismo e amor.

De 3ª a domingo, das 10h00 às 18h00

Organização: Fundação D. Luís I; Apoio: Turismo de Portugal | CMC

 

Condeixa

 

Biblioteca Municipal

No próximo dia  7 de Fevereiro pelas 18 horas, será inaugurada a exposição de Desenho “Sênior” de Rute Gonzalez na Biblioteca Municipal de Condeixa.

 

Rute Gonzalez é natural de Mortágua (Viseu) onde reside atualmente.Licenciada em Pintura na ARCA - Coimbra, conta no seu percurso artístico com inúmeras exposições de Pintura e Desenho, quer individuais, quer coletivas, por diversas cidades do País tais como: Porto; Figueira da Foz; Coimbra; Oliveira do Hospital; Luso; Mortágua; Pombal ; Coimbra e Lisboa.

7 de Fevereiro a 7 de Março de 2014

Biblioteca Municipal de Condeixa

 

 

Estremoz

 

 

Galeria D. Dinis

  

“BARRÍSTICA DE JORGE DA CONCEIÇÃO” - Jorge da Conceição nasceu em Estremoz e é descendente da família “Alfacinha”. Neto de Mestre Mariano da Conceição e de Liberdade da Conceição e filho de Maria Luisa da Conceição, cresceu no mundo dos barristas de Estremoz e da sua tradição – Galeria D. Dinis – (até 30 de março);

 

Centro Cultural Dr. Marques Crespo

 

  “PALETA DE CORES ALENTEJANA” - Pintura de Isabel Zamith - as suas telas são um mundo de cores, anunciadores da Primavera, onde o pormenor e o realismo são características que sobressaem – Sala de Exposições Temporárias do Centro Cultural Dr. Marques Crespo (até 12 de abril);

 

Junta de Freguesia de Estremoz

 

 “TEMA LIVRE” – Pintura de Conceição Perdigão - Tal como o nome indica, a pintora inspira-se em temas variados, deixando a imaginação fluir e o resultado é um misto de cores que dão forma ao quotidiano de cada um de nós - Salão da Junta de Freguesia de Estremoz (até 28 de fevereiro);

 

 

 

Palácio dos Marqueses da Praia e Monforte 

 

"O SURREALISMO NO ACERVO DA COLEÇÃO DE DESENHO DO MUSEU MUNICIPAL DE ESTREMOZ- A presente exposição possui trabalhos doados pelos seus autores para o acervo de Desenho do Museu Municipal de Estremoz em 1983, 1997 e depois em 2007 - Palácio dos Marqueses da Praia e Monforte (até 18 de maio).

 

 

Lisboa

 

Palácio de Belém
 

Exposição “José Leite de Vasconcelos: Vida e Obra”, no Átrio Principal do Palácio de São Bento

A exposição ficará patente ao público até dia 18 de março de 2014.

 

Museu do Chiado

 

 "Rei, Capitão, Soldado, Ladrão", de Jorge Molder. A mostra promovida pela Fundação EDP, Museu de Arte Contemporânea e Museu do Chiado está patente até 23 de Fevereiro de 2014.
Pode ser visitada de terça a domingo, das 12 h. às 18 horas.
 
Museu da Electricidade
 
"A Escala de Mohs", de Jorge Molder. A mostra promovida pela Fundação EDP, pode ser visitada no Museu da Electricidade, de 5 de Dezembro a 23 de Março de 2014
 
Ordem dos Médicos

Na Sede da Ordem dos Médicos - Secção Regional Sul, poderá ser apreciada uma exposição individual de Pintura de Luís Athouguia, intitulada “Laboratório de Impossibilidades”. A mostra é inaugurada no dia 5 de Fevereiro pelas 19h  e ficará patente até 19 de Fevereiro 2014. 

 
 
 

Matosinhos

 

Silo-Espaço Cultural do NorteShopping

O Silo-Espaço Cultural do NorteShopping recebe de 12 de janeiro a 9 de fevereiro, uma mostra coletiva de pintura, intitulada “Êxodo para o Espaço Aberto”.

Constituída por mais de duas dezenas de obras de pintura da autoria deDomingos Loureiro, Analice Campos, Joana Silva e Helena Mancelos, a exposição está disposta nos dois pisos da galeria.

A mostra incide sobre as questões da paisagem e os trabalhos apresentados refletem um exercício de construção e contemplação de espaços abertos, para o exterior ou para o interior de quem observa. Os quatro artistas em exibição têm vindo a explorar novas formas de abordar a temática da paisagem, tema muito caro e especial na história da pintura ocidental. 

Nuno Malheiro Sarmento, Curador da Exposição salienta que “a diversidade formal presente nesta exposição, quer a nível dos materiais, cores e gestos, não só nos abre novas possibilidades para o conhecimento da paisagem, como denuncia o universo de possibilidades desta temática da pintura.”

As exposições no Silo-Espaço Cultural inserem-se na Política de Arte Pública da Sonae Sierra, a qual se propõe fomentar a criação artística e respetiva apresentação às comunidades locais, reconhecendo que as mostras de Arte induzem efeitos positivos em quem as contempla e usufrui da sua presença.

A exposição pode ser visitada de 12 de janeiro a 9 de fevereiro, no Silo-Espaço Cultural do NorteShopping (junto ao Parque Infantil no piso 0): de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 20h, e aos fins de semana, das 12h30 às 22 horas, com entrada gratuita.

 

 

 

Mora

Casa da Cultura

 

A "Exposição de arte: Lusofonia - a Língua Portuguesa na diversidade cultural" de um poema na vila, mora em Mora, na Casa da Cultura de Mora, e estará patente até ao dia 23 de Março de 2014.

 

A inauguração vai acontecer no próximo dia 23 de Fevereiro de 2014 (domingo), às 15h, e durante a cerimónia serão ditos alguns poemas alusivos ao tema.

 

         Entrada livre!

 

Palmela

 

Exposição “White & Black” inaugura no dia 18

 

Entre 18 de janeiro e 10 de março, a exposição fotográfica “White & Black” estará patente no Foyer do Cineteatro S. João, em Palmela, numa organização da Câmara Municipal.

A inauguração terá lugar no dia 18, sábado, às 16 horas. Trata-se de uma mostra coletiva de fotografia do grupo “Uma fotografia por dia, nem sabe o bem que lhe fazia”, com a participação de quatro dezenas de amantes desta forma de expressão artística. O grupo informal, criado nas redes sociais, cresceu rapidamente e conta, já, com mais de duas dezenas de elementos, e a organização regular de várias atividades. “White & Black” – como o nome indica, dedicada à fotografia a preto e branco - é a segunda mostra dinamizada pelo grupo.

 

A exposição “White & Black” poderá ser visitada no horário de funcionamento do Cineteatro S. João, de segunda a sexta-feira, entre as 08h30 e as 20h00 (aos fins de semana, o equipamento também abrirá quando houver espetáculos). Entrada livre.

 

 

Para inserir um comentário você precisa estar cadastrado!