Exposições Janeiro 2014

Exposições que pode4m ser visitadas durante o mês de Janeiro de 2014, em: Cartaxo, Cascais, Estremoz, Lisboa, Matosinhos, Odivelas, Palmela, Tavira,

 

 

Cartaxo

RETRATO CTX >> Exposição colectiva de pintura 

 

Inauguração: Sábado, 25 Janeiro, às 21.30

 
A mostra patente no Centro Cultural do Cartaxo pode ser visitada até 16 de Março.

Cinco artistas recolheram retratos de pessoas residentes no concelho do Cartaxo, pintaram a partir dessa recolha e agora vão mostrar os seus trabalhos ao público no Centro Cultural do Cartaxo. 

Ana Calheiros Soalheiro, Bruno Gabirro Alves, Cecília Corujo, Filipa Arôcha e Maria Cabral são os artistas envolvidos neste projecto.

 

 

Cascais

 

Centro Cultural de Cascais

 

“Jardins Secretos”, exposição de Ana Pimentel que pode ser vista até 15 de Fevereiro de 2014, no Centro Cultural de Cascais. Possuidora de um currículo invejável em matéria de exposições individuais e coletivas, Ana Pimentel, licenciada pela FBAP, reúne na sua obra uma complexidade de culturas e memórias, lugares, cheiros, cores e vivências de um passado remoto mas intemporal. Numa harmoniosa e impactante homenagem à vida, a artista serve-se de uma linguagem de sinais e formas geométricas referenciadas na cultura tradicional portuguesa (arquitetura, festividades, folclore, ornamentos, rosáceas, mosaico, bordados, flores, rendas...), bem como símbolos associados à paz, harmonia e felicidade ou mesmo ao erotismo e amor.

 

De 3ª a domingo, das 10h00 às 18h00

 

Organização: Fundação D. Luís I; Apoio: Turismo de Portugal | CMC

 

Estremoz

Museu Municipal 

 

“FOTOGRAFIA DE PAULO CORREIA” - mostra de trabalhos que resultam da ambivalência profissão/fotografia livre de Paulo Correia, com incursões em diversas temáticas que abrangem o seu ambiente profissional e pessoal – Museu Municipal de Estremoz - (até 26 de janeiro de 2014);

 

Centro Cultural de Estremoz

 

 “III MOSTRA DE ARTES PLÁSTICAS DE ESTREMOZ” - Este projeto, este ano subordinado ao tema: “É Natal”, visa fundamentalmente dar “visibilidade” aos artistas locais e seu trabalho na área das artes visuais – Sala de Exposições do Centro Cultural de Estremoz - (até 5 de janeiro de 2014)

 

Posto de Turismo 

 

“PRESÉPIOS DE PEDRO CRAVO” –Presépios do estremocense Pedro Cravo – Posto de Turismo (até 12 de janeiro de 2014)

 

“MENINO JESUS EM EXPOSIÇÃO” – Trabalhos elaborados pelos alunos da Escola Básica da Glória – Posto de Turismo de Estremoz (até 6 de janeiro de 2014);

 

Coreto de Estremoz 

 

“ECOPRESÉPIO” – Presépio criado com materiais reutilizáveis de acordo com o projeto Ecomontras – Coreto de Estremoz (até 6 de janeiro 2014)

 

Galeria Municipal D. Dinis

 

“VII EXPOSIÇÃO DE PRESÉPIOS DE ARTESÃOS DO CONCELHO DE ESTREMOZ” - mostra anual de presépios elaborados por artesãos locais e que conta nesta edição com 23 participantes e cerca de 40 peças em exposição – Galeria Municipal D. Dinis (até 6 de janeiro 2014)

 

Palácio dos Marqueses da Praia e Monforte

 

 “PRESÉPIOS DO MUNDO” - uma mostra de algumas das mais interessantes peças da coleção particular do Major-General Fernando Canha da Silva, que nos apresenta presépios de todos os continentes – Palácio dos Marqueses da Praia e Monforte (até 6 de janeiro 2014).

 

 

Lisboa

 

 

Palácio de Belém
 

 

 Inauguração da exposição “José Leite de Vasconcelos: Vida e Obra”, no Átrio Principal do Palácio de São Bento, dia 19 de dezembro, pelas 14 horas. Durante a sessão será apresentado o suplemento nº 8 d'O Arqueólogo Português intitulado Manuel Heleno: pioneiro do ensino e da investigação arqueológica em Portugal (1923-1964), de João Luís Cardoso (ed.), Luís Raposo, Nuno Bicho e Carlos Fabião, editado em parceria entre a Direção Geral do Património Cultural/Museu Nacional de Arqueologia e a Imprensa Nacional Casa da Moeda. 

A exposição ficará patente ao público até dia 18 de março de 2014.

 

 

Museu do Chiado

 

 

 

"Rei, Capitão, Soldado, Ladrão", de Jorge Molder. A mostra promovida pela Fundação EDP, Museu de Arte Contemporânea e Museu do Chiado está patente até 23 de Fevereiro de 2014.

 

Pode ser visitada de terça a domingo, das 12 h. às 18 horas.

 

 

 

Museu da Electricidade
 

 

"A Escala de Mohs", de Jorge Molder. A mostra promovida pela Fundação EDP, pode ser visitada no Museu da Electricidade, de 5 de Dezembro a 23 de Março de 2014
 
 

Matosinhos

 

Silo-Espaço Cultural do NorteShopping

 

cartaz janeiro_SiloO Silo-Espaço Cultural do NorteShopping recebe de 12 de janeiro a 9 de fevereiro, uma mostra coletiva de pintura, intitulada “Êxodo para o Espaço Aberto”.

 

dlConstituída por mais de duas dezenas de obras de pintura da autoria deDomingos Loureiro, Analice Campos, Joana Silva e Helena Mancelos, a exposição está disposta nos dois pisos da galeria.

 

A mostra incide sobre as questões da paisagem e os trabalhos apresentados refletem um exercício de construção e contemplação de espaços abertos, para o exterior ou para o interior de quem observa. Os quatro artistas em exibição têm vindo a explorar novas formas de abordar a temática da paisagem, tema muito caro e especial na história da pintura ocidental. 

 

Superfícies #3, 2013, óleo sobre tela, 102 x 103 cmNuno Malheiro Sarmento, Curador da Exposição salienta que “a diversidade formal presente nesta exposição, quer a nível dos materiais, cores e gestos, não só nos abre novas possibilidades para o conhecimento da paisagem, como denuncia o universo de possibilidades desta temática da pintura.”

 

As exposições no Silo-Espaço Cultural inserem-se na Política de Arte Pública da Sonae Sierra, a qual se propõe fomentar a criação artística e respetiva apresentação às comunidades locais, reconhecendo que as mostras de Arte induzem efeitos positivos em quem as contempla e usufrui da sua presença.

 

A exposição pode ser visitada de 12 de janeiro a 9 de fevereiro, no Silo-Espaço Cultural do NorteShopping (junto ao Parque Infantil no piso 0): de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 20h, e aos fins de semana, das 12h30 às 22 horas, com entrada gratuita.

 

 

 

Odivelas

 

Luís Athouguia 

 

O Centro de Exposições de Odivelas apresenta a 80ª exposição individual de Pintura de Luís Athouguia, intitulada “TRATADO ILUSIONISTA”.

Luís Athouguia apresenta os seus trabalhos desde 1983 em centenas de relevantes Exposições e Bienais de Arte em Portugal, Espanha, França, Alemanha, Itália. Representado em Museus, instituições e importantes colecções nacionais e estrangeiras, foi distinguido, com o Prémio Vespeira, na bienal do Montijo 1997; o Prémio Valentín Ruiz Aznar, Granada (E) 2004; e, o Prémio do Salão da Sociedade Nacional de Belas Artes 2011.

A exposição ficará patente até dia 19 de Janeiro de 2014

Horário de funcionamento: Terça feira a Domingo das 10h00 às 23h00

 

Palmela

 

 

 

Exposição “White & Black” inaugura no dia 18

 

Entre 18 de janeiro e 10 de março, a exposição fotográfica “White & Black” estará patente no Foyer do Cineteatro S. João, em Palmela, numa organização da Câmara Municipal.

 

A inauguração terá lugar no dia 18, sábado, às 16 horas. Trata-se de uma mostra coletiva de fotografia do grupo “Uma fotografia por dia, nem sabe o bem que lhe fazia”, com a participação de quatro dezenas de amantes desta forma de expressão artística. O grupo informal, criado nas redes sociais, cresceu rapidamente e conta, já, com mais de duas dezenas de elementos, e a organização regular de várias atividades. “White & Black” – como o nome indica, dedicada à fotografia a preto e branco - é a segunda mostra dinamizada pelo grupo.

 

A exposição “White & Black” poderá ser visitada no horário de funcionamento do Cineteatro S. João, de segunda a sexta-feira, entre as 08h30 e as 20h00 (aos fins de semana, o equipamento também abrirá quando houver espetáculos). Entrada livre.

 

 

 

 

Tavira

 

  “Ossos que Contam História”  patente na Sala de Exposições Temporária do Núcleo Islâmico, do Museu Municipal de Tavira até 25 de Janeiro de 2014, tendo sido cedida pela Direção Geral do Património Cultural – Laboratório de Arqueociências. 

 

Para inserir um comentário você precisa estar cadastrado!