Oeiras entre os finalistas do Green Project Awards

Oeirasmarginal3Oeiras está entre os Finalistas do Green Project Awards 2017, na Categoria Cidades e Mobilidade Sustentáveis, com o projeto Passeio Marítimo – troço Forte de S. Bruno / Cruz-Quebrada.

Trata-se do troço do Passeio Marítimo mais recentemente concluído pela Câmara Municipal de Oeiras, o qual faz a ligação da Baía dos Golfinho, em Caxias, à praia da Cruz Quebrada.

 

OeirascicloCom este troço, disponibilizaram-se mais dois quilómetros de extensão de Passeio Marítimo (de um total de 8km executados, faltando apenas 2Km para ligar Lisboa a Cascais), de acesso livre, aberto 24 horas por dia e sete dias por semana, plano, nivelado e sem inclinações ou barreiras, permitindo qualificar um espaço patrimonial de elevado valor ambiental, económico e sociocultural, situado próximo de zonas residenciais e integrado em zonas de lazer com elevada proximidade aos transportes públicos. A sua abertura ao público veio ainda facilitar e qualificar o acesso à praia e dinamizar a praça do forte de São Bruno, para além de aumentar a rede ciclável e estimular a mobilidade suave, criando condições para a prática de atividade física e desportiva que permitam um estilo de vida saudável.

Oeirasmarginal18Refira-se que, este novo troço tem características diferentes dos anteriores, já que tem uma largura mínima de 7,50 m, sendo 2,5 m destinados a ciclovia e os restantes 5,0 m a circulação pedonal.

A sua ligação aos troços anteriormente implementados promove a mobilidade suave através da criação de percursos pedonais e cicláveis dedicados, contribuindo, para uma redução significativa da emissão de gases com efeito de estufa.

Inaugurado em Janeiro de 2017, este troço do Passeio Marítimo de Oeiras teve um custo de obra que ascendeu os 2,7 milhões de euros.

Distribuídos por dez categorias, os projetos finalistas do Green Project Awards 2017 distinguiram-se pela inovação dos seus projetos e pela promoção de boas práticas ambientais

Os vencedores serão anunciados na Conferência “Cidadania e o Futuro da Sustentabilidade” que se vai realizar no dia 12 de janeiro, entre as 9 h e as 13 horas, na Alfândega do Porto.

 

 

 

CMO/cyberjornal, 7 Janeiro 2018

Para inserir um comentário você precisa estar cadastrado!