Coimbra reduz desperdícios nas cantinas universitárias

alimtofu brasA campanha “Menos é igual a Mais”, lançada pelos Serviços de Ação Social da Universidade de Coimbra (SASUC), em abril de 2015, com o objetivo de desperdício alimentar zero e que já permitiu a redução de oito para quatro toneladas de desperdício alimentar nas cantinas da UC, está entre as finalistas ao prémio Food & Nutrition Awards, na categoria ‘Sustentabilidade Alimentar’.

 

 

 

 

 

 

 

 

A estratégia para sensibilizar todos os membros da comunidade universitária para a imperiosidade da utilização racional dos recursos disponíveis «passa pela adoção de comportamentos de consumo responsáveis nas cantinas e bares UC, nomeadamente o ajustamento das porções às necessidades individuais, a adoção de métodos de confeção promotores da eficiência na utilização dos alimentos e pela monitorização do desperdício», assinalam os SASUC.

Na semana de 17 a 21 de outubro, os SASUC voltam a monitorizar o desperdício nas 10 cantinas da Universidade de Coimbra, através da colocação de balanças onde os alimentos não consumidos pelos utilizadores das cantinas serão pesados. Esta iniciativa também servirá para recolha de sugestões de combate ao desperdício de alimentos.

A cerimónia de atribuição dos Food & Nutrition Awards   decorreu em Lisboa,no dia 13 de outubro. O júri responsável pela avaliação das candidaturas incluiu elementos da Comunicação Social; da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica; da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO); da Direção-Geral das Atividades Económicas; da Direção-Geral da Educação e da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal.

De destacar que sob o lema ‘Inovar para crescer’, este galardão distingue a inovação na indústria agroalimentar, em estreita parceria com a comunidade científica, empresas e entidades governamentais, com responsabilidades nas áreas da Inovação, Indústria, Agricultura, Saúde e Educação. 

UC/cyberjornal, 17 Outubro 2016

Para inserir um comentário você precisa estar cadastrado!