U-Bike a pedalar pela mobilidade sustentável

UBikeO Instituto Politécnico de Leiria (IPL) apresentou terça-feira, 5 de dezembro, à presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Cidália Ferreira, uma das bicicletas que integram a frota do projeto U-Bike, que pretende promover a mobilidade sustentável junto da comunidade académica.

UBike1

Rui Pedrosa, vice-presidente do IPL, apresentou o projeto U-Bike, que vai disponibilizar 220 bicicletas elétricas aos estudantes e colaboradores das escolas e centros de investigação do Instituto, no âmbito da candidatura apresentada à operação U-Bike Portugal, realizada em consórcio com o Instituto da Mobilidade e dos Transportes, I.P.

O projecto  envolve um investimento total de 659.895,98 euros, co-financiado (85%) pelo PO SEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos.

A cedência das bicicletas aos utilizadores terá em conta períodos de longa duração (seis ou 12 meses). Quanto aos critérios de atribuição, será tido em conta o número de quilómetros percorridos por mês que cada um se compromete efetuar, o tipo de transporte normalmente utilizado nas deslocações entre casa e escola/trabalho, e também se o utilizador é estudante ou colaborador do Politécnico de Leiria.

Além das 220 bicicletas elétricas, serão também disponibilizados postos de amarração com carregamento para as bicicletas em todos os campi e nos restantes edifícios associados ao Politécnico de Leiria, como as residências e centros de investigação.

O número total de postos de amarração, bem como a sua distribuição geográfica, será equivalente ao de bicicletas a distribuir, e todos os postos de amarração permitirão efectuar o carregamento gratuito das bicicletas por parte dos utilizadores.

CMMG/cyberjornal, 6 Dezembro 2017

Para inserir um comentário você precisa estar cadastrado!