Vouzela planta 18 mil árvores na Penoita e Monte Srª do Castelo

arvoreplantarevora1“Março mês do voluntariado para as florestas” é o nome da iniciativa que o Município de Vouzela vai promover durante este mês e que tem como objetivo a plantação de 18 mil árvores nas áreas da Penoita e do Monte da Srª do Castelo.

As árvores foram cedidas no âmbito de uma candidatura apresentada pela autarquia ao “Floresta Comum”, um programa de fomento e incentivo à recuperação da floresta autóctone portuguesa dinamizado pelo Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) e Quercus.

Vouzelaarvore17

Os pressupostos da candidatura assentaram, por um lado, na reflorestação da Penoita, incidindo na área destruída pelo grande incêndio do Caramulo em 2013 e por outro, no adensamento do Monte da Srª do Castelo, uma zona que se encontra num processo de controlo e combate às infestantes, nomeadamente mimosa.

A campanha de voluntariado irá decorrer nos dias 11, 18, 19 e 25 de março, durante o período da manhã, e irá envolver a participação de várias entidades, como os Bombeiros Voluntários de Vouzela, o Agrupamento de Escuteiros de Campia e o Exército. Para além destes, o Município solicita também a colaboração da comunidade local, do movimento associativo e empresarial. A participação de todos e de cada um é muito relevante na recuperação da nossa floresta e destes espaços emblemáticos do nosso concelho.

Todos os interessados em participar na iniciativa podem inscrever-se junto do Gabinete Técnico Florestal da autarquia pelo 232 740 740 ou pelo mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

CMV/cyberjornal, 6 março 2017

Para inserir um comentário você precisa estar cadastrado!