Breves, 26 Novembro 17

Azambuja

As bonitas paisagens da localidade de Maçussa, no designado "Alto Concelho" de Azambuja, são palco para mais uma caminhada do PAFT-Programa Atividade Física para Todos, vertente fins de semana. Hoje é o dia marcado para o saudável passeio. A atividade é organizada em parceria pela Câmara Municipal de Azambuja e pela União de Freguesias de Manique do Intendente, Vila Nova de S. Pedro e Maçussa

O percurso tem cerca de 12 kms, de dificuldade média/alta e é sempre acompanhado por carro de apoio. A concentração é feita pelas 9 horas, na Maçussa, junto ao edifício da delegação da União de Freguesias.

Breves, 19 Novembro 17

Constância

Decorre no Parque Ambiental de Santa Margarida mais uma edição do “Conhecer Aromas e Sabores da Natureza”, evento de índole ambiental e cultural que tem como grandes objetivos contribuir para a salvaguarda do património natural e cultural e promover alguns produtos de produção biológica, artesanal e doméstica.

Os temas a abordar nesta atividade estarão relacionados com as plantas aromáticas e medicinais, os frutos silvestres, o mel, os cogumelos e a agricultura biológica.

 No âmbito do evento realiza-se hoje, às 9.30 horas, um passeio pedestre interpretativo “À Descoberta de Aromas e Sabores do Outono”. Neste passeio pretende-se descobrir toda a riqueza natural do vale do ribeiro de Vale de Mestre, com especial atenção aos aromas e sabores de plantas silvestres e cogumelos. Distância: 7 km | Duração médio: 3h30 | Dificuldade: Média |Preço:2,00€

Notícias de cá... 24 Setembro 17

Por: A.F.


Crescer, crescer. Este é o lema da Web Summit desde que foi criada, em 2009, pelo irlandês Paddy Cosgrave. Na edição deste ano são esperados em Lisboa mais de 60 mil participantes de 170 países, quando em 2016, marcaram presença 53.056 pessoas de 166 países. O número de startups também vai subir de 1490 para 1600. Para uma centena de startups portuguesas inscritas, esta é mais uma oportunidade para contactar com 1600 representantes de capital de risco internacional.

Breves 17 novembro 17

Amadora

A partir de hoje, ao anoitecer, as principais ruas da Amadora vão iluminar-se com as tradicionais luzes de Natal.

 Por forma a dinamizar o pequeno comércio local, bem como criar espaços públicos de convivência, a Câmara da Amadora volta, este ano, a apoiar a ACECOA – Associação Comercial e Empresarial dos Concelhos de Oeiras e Amadora na colocação de iluminações de Natal um pouco por todo o concelho.

Breves, 27 Agosto 17

Por: A.F.

O Brexit pode dar uma valente indigestão. A Universidade de Sussex publicou um relatório que expõe as fragilidades a que os britânicos estão expostos após a saída da EU. Em “A Food Brexit: time to get real” reflete-se sobre a alimentação no Reino Unido, que apenas consegue produzir entre 54% e 61% daquilo que consome, sendo que uma grande parte (não qualificada) do trabalho existente na cadeia alimentar é assegurado por imigrantes muitos deles oriundos da Europa. Outro fator relevante é que 31% das importações alimentares do reino têm origem no mercado europeu, em particular na área das frutas e legumes dos quais depende da importação e que em 2015 custaram 5150 milhões de libras.

Outra dor de cabeça será a segurança alimentar no país, que até aqui é assegurada por uma agência europeia sediada em Parma, onde um sistema de controlo científico de qualidade dos alimentos alerta de imediato os estados-membros quando existem falhas no circuito. O Reino Unido terá de criar o seu próprio organismo de segurança alimentar uma vez que além de frutas e legumes é também dependente de da importação de vinho, carne de aves, de bovino e de porco, e também de presunto e…bacon. Com a libra desvalorizada o english breakfast será mais caro. Depois todos irão ralhar só que talvez ninguém quererá ter a razão de assumir a indigesta votação.