Notícias de cá.. 24 abril 16

metroLx

Por: A.F.
 
Entrou em funcionamento a estação da Reboleira do Metropolitano da Lisboa, a mais recente das 56 que constituem a rede de metro da cidade. São mais 937 metros desde a Amadora-Este. Custaram 60 milhões de euros e "esticam" o total da rede para lá dos 40 quilómetros de linha. A cerimónia contou com a presença de membros do Governo. Para recordar o dia 29 de Dezembro de 1959 quando saiu da estação dos Restauradores o primeiro combóio subterrâneo levando a bordo o Presidente da República, Américo Thomaz, o cardeal Cerejeira e muitos convidados ilustres. Levou um minuto a chegar à estação da Avenida da Liberdade e mais outro até à Rotunda.

Breves, 22 Abril 16

Assinala-se hoje o Dia Mundial da Terra. Entre as muitas actividades que decorrem por todo  pais para comemorar esta data, destacamos, o acordo assinado pesta manhã entre uma marca de vegetais embalados e a APCOI - Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil que visa o patrocínio da marca de saladas frescas à 5ª edição do projeto «Heróis da Fruta - Lanche Escolar Saudável», que chega a 52 mil alunos no ano letivo 2015-2016.

Breves, 20 abril 16

Alcoitão

O Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão assinla hoje o seu 50º aniversário, com diversas atividades que vão decorrer naquela instituição pertencente à Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. que se localiza em Alcoitão, concelho de Cascais.

Duas exposições fotográficas, uma de fotografias antigas e de alguns objetos simbólicos da história do CMRA e outra dos utentes e das suas conquistas de todos os dias, são duas das iniciativas que fazem parte das comemorações, que organizou também palestras, aulas de dança, workshops, demonstrações e competições desportivas.

 Várias efemérides e eventos culturais vão ainda marcar os 50 anos de existência do Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão, até ao final do próximo ano.

De realçar ainda que no âmbito destas comemorações, o Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão aposta na construção de duas Unidades Habitacionais Assistidas para pessoas com lesões vertebro medulares

Breves, 21 abril 16

Está a ser distribuido por todas as escolas EB 2/3 do país e a todos os professores do 2.º ciclo de Ciências Naturais, um jogo de cartas intitulado “A Vida Escondida nos Solos”.

Destinado ao público infantil neste jogo com regras semelhantes ao “jogo do peixinho” ou “jogo da pesca”, os jogadores são transportados para o fantástico mundo secreto debaixo dos nossos pés, permitindo descobrir os organismos escondidos que habitam o solo, como vivem e como são estudados.

Sara Mendes e José Paulo Sousa, investigadores do Centro de Ecologia Funcional da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), foram os responsáveis pela tradução e adaptação para Português do jogo de cartas “A Vida Escondida nos Solos”, cuja produção foi efetuada em parceria com a Porto Editora.

Notícias de cá... 19 abril 16

VieiradaSilvaPor: A.F.
 
 
 
 
 
 
As seis obras mais emblemáticas da pintora Vieira da Silva vão ser adquiridas pelo Estado através de uma permuta de terrenos.
A proposta de compra foi feita aos proprietários das peças que restam no Museu Arpad Szenes - Vieira da Silva e está em final de negociações.