Breves, 21 abril 16

Está a ser distribuido por todas as escolas EB 2/3 do país e a todos os professores do 2.º ciclo de Ciências Naturais, um jogo de cartas intitulado “A Vida Escondida nos Solos”.

Destinado ao público infantil neste jogo com regras semelhantes ao “jogo do peixinho” ou “jogo da pesca”, os jogadores são transportados para o fantástico mundo secreto debaixo dos nossos pés, permitindo descobrir os organismos escondidos que habitam o solo, como vivem e como são estudados.

Sara Mendes e José Paulo Sousa, investigadores do Centro de Ecologia Funcional da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), foram os responsáveis pela tradução e adaptação para Português do jogo de cartas “A Vida Escondida nos Solos”, cuja produção foi efetuada em parceria com a Porto Editora.

Breves, 20 abril 16

Alcoitão

O Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão assinla hoje o seu 50º aniversário, com diversas atividades que vão decorrer naquela instituição pertencente à Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. que se localiza em Alcoitão, concelho de Cascais.

Duas exposições fotográficas, uma de fotografias antigas e de alguns objetos simbólicos da história do CMRA e outra dos utentes e das suas conquistas de todos os dias, são duas das iniciativas que fazem parte das comemorações, que organizou também palestras, aulas de dança, workshops, demonstrações e competições desportivas.

 Várias efemérides e eventos culturais vão ainda marcar os 50 anos de existência do Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão, até ao final do próximo ano.

De realçar ainda que no âmbito destas comemorações, o Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão aposta na construção de duas Unidades Habitacionais Assistidas para pessoas com lesões vertebro medulares

Breves, 18 abril 16

Alcobaça

O Museu do Vinho de Alcobaça acolhe a partir de hojel e até 5 de junho a exposição itinerante “Cister no Douro”. Desta forma, a Direção Regional de Cultura do Norte, o Museu de Lamego e o Vale do Varosa dão continuidade ao grande objetivo desta instalação multimédia que passa por divulgar a herança histórica, cultural, arquitetónica e artística legada pela presença desta Ordem monástica na região.

Notícias de cá... 19 abril 16

VieiradaSilvaPor: A.F.
 
 
 
 
 
 
As seis obras mais emblemáticas da pintora Vieira da Silva vão ser adquiridas pelo Estado através de uma permuta de terrenos.
A proposta de compra foi feita aos proprietários das peças que restam no Museu Arpad Szenes - Vieira da Silva e está em final de negociações.

Breves, 17 abril 16

Cascais

Hoje pode visitar a Exposição  “ Cerimónia do Chá ” que acontece no pátio da Santa Casa da Misericórdia, em Cascais.
Este evento é o resultado de um trabalho conjunto do projecto “Caminhos do barro” com os centros de convívio da Galiza e Vinhais e o centro de dia de S. Miguel.
A exposição foi inaugurada ontem e só está patente durante o fim de semana