Notícias de cá... 27 abril 16

mercadoCascaisCCJulho13ppPor: A.F.
O Mercado da Vila de Cascais vai receber, entre sexta-feira e domingo (29 de Abril a 1 de Maio), um evento totalmente dedicado ao vinho. O destaque desta edição do , que se realiza pelo terceiro ano consecutivo, assenta na antecipação da época de calor, em que brancos, rosés e espumantes são os ex-libris à mesa. "Vinhos de Verão" é, assim, o tema do Mercado do Vinho, onde será possível conhecer, provar, degustar, comprar e experênciar várias combinações. Com entrada gratuita e um espaço exclusivo de 750 metros quadrados, o evento vai reunir 40 produtores nacionais, diversos conceitos de restauração, provas comentadas e até um jantar temático servido pelo restaurante do Penha Longa Resort Hotel. Sushi, mariscos e leitão, serão algumas das opções gastronómicas em destaque para quem pretenda fazer uma refeição. Já os visitantes que procurem conhecer os néctares da forma mais aprofundada poderão assistir a provas comentadas da sexta-feira e no domingo. Também sábado, terá lugar uma "Iniciação à Prova de Vinhos". Na noite de sexta-feira, a refeição será servida pelo restaurante do Penha Longa Resort Hotel num manjar dos deuses, acompanhado por vinhos únicos. A viagem dos paladares começa com ostras, caviar e camarão, passa pelo polvo e vitela e termina numa sobremesa que inclui "areias de Cascais".
Como tem acontecido com outros eventos, a CP associa-se ao Mercado da Vila e será possível efectuar a viagem de ida e volta de comboio pelas linhas de Cascais, Sintra/Azambuja e Sado pelo preço de dois euros. 

Breves, 25 abril 16

cravo

 

 Assinala-se hoje o 25 de Abril, data em que há 42 anos a Revolução dos Cravos libertou Portugal de um regime ditatorial paea instaurar a democracia.

 

Amadora

No âmbito das comemorações do 25 de Abril, na Amadora, o programa integra a cerimónia do Hastear da Bandeira nos Paços do Concelho, a Sessão Solene nos Recreios da Amadora, um passeio em bicicleta, denominado “Roteiro 25 de Abril”, e ainda o “Concerto do 25 de Abril”.

Breves, 22 Abril 16

Assinala-se hoje o Dia Mundial da Terra. Entre as muitas actividades que decorrem por todo  pais para comemorar esta data, destacamos, o acordo assinado pesta manhã entre uma marca de vegetais embalados e a APCOI - Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil que visa o patrocínio da marca de saladas frescas à 5ª edição do projeto «Heróis da Fruta - Lanche Escolar Saudável», que chega a 52 mil alunos no ano letivo 2015-2016.

Notícias de cá.. 24 abril 16

metroLx

Por: A.F.
 
Entrou em funcionamento a estação da Reboleira do Metropolitano da Lisboa, a mais recente das 56 que constituem a rede de metro da cidade. São mais 937 metros desde a Amadora-Este. Custaram 60 milhões de euros e "esticam" o total da rede para lá dos 40 quilómetros de linha. A cerimónia contou com a presença de membros do Governo. Para recordar o dia 29 de Dezembro de 1959 quando saiu da estação dos Restauradores o primeiro combóio subterrâneo levando a bordo o Presidente da República, Américo Thomaz, o cardeal Cerejeira e muitos convidados ilustres. Levou um minuto a chegar à estação da Avenida da Liberdade e mais outro até à Rotunda.

Breves, 21 abril 16

Está a ser distribuido por todas as escolas EB 2/3 do país e a todos os professores do 2.º ciclo de Ciências Naturais, um jogo de cartas intitulado “A Vida Escondida nos Solos”.

Destinado ao público infantil neste jogo com regras semelhantes ao “jogo do peixinho” ou “jogo da pesca”, os jogadores são transportados para o fantástico mundo secreto debaixo dos nossos pés, permitindo descobrir os organismos escondidos que habitam o solo, como vivem e como são estudados.

Sara Mendes e José Paulo Sousa, investigadores do Centro de Ecologia Funcional da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), foram os responsáveis pela tradução e adaptação para Português do jogo de cartas “A Vida Escondida nos Solos”, cuja produção foi efetuada em parceria com a Porto Editora.