«Caparide – Uma lágrima de saudade»

Caparide1DezembroPor: José d´Encarnação

 

A Troupe União 1º de Dezembro Caparidense vai organizar, no próximo dia 3 de Julho, uma celebração a que deu o nome de «Caparide – Uma lágrima de saudade».

Está prevista, para as 19 horas, a realização de uma sessão solene, em que serão homenageadas personalidades de Caparide, designadamente as que, nos anos 50, foram «Rainhas ou Damas de Honor» nos bailes temáticos que a Troupe organizou.

Breves, 18 maio 16

Estoril

Realiza-se a partir das 18 horas, no Auditório do Casino Estoril, a cerimónia solene de entrega do primeiro Prémio Vasco Graça Moura - Cidadania Cultural ao escritor e ensaísta Eduardo Lourenço.

Esta cerimónia será presidida pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, contando, ainda, com a presença de numerosas personalidades ligadas às Letras e às Artes e do Presidente e membros do Júri do Prémio Vasco Graça Moura.

Breves, 29 abril 16

Monte Estoril

Guernica” de Fernando Arrabal , pelo Teatro Experimental de Cascais e com encenação  de  Carlos Avilez, está em palco no Auditório Municipal Mirita Casimiro, Monte Estoril.

Com António Marques, Luiz Rizo, Madalena Almeida, Renato Pino, Rita Calçada Bastos, Sérgio Silva e Teresa Côrte-Real. Pode ser vista até 22 de Maio, de quarta a sábado, 21.30 horas. domingo,  às 16 horas.

Breves, 7 maio 16

Cascais
É apresentado hoje, às 16 h, na FNAC do CascaiShopping, uma edição especial do “Arquivo de Cascais: História | Memória| Património”, obra da autoria onze especialistas que apresentam novos contributos para a história do concelho.   Ana Cristina Brites Antunes,  António Cota Fevereiro, António José Pereira da Costa, Carlos Calado, Cristina Carvalho, Helena Condeço de Castro, Isabel Ferrão,João Miguel Henriques e José d’Encarnação, José de Matos-Cruz, Marco Oliveira Borges, Maria da Conceição Santos, Francisco Matta Pereira e  Tiago Henriques são os autores das investigações que acrescentam novos conhecimentos para a História, Memória e Património do concelho de Cascais .A apresentação da obra estará a cargo de Ana Paula Menino Avelar, Cristina Carvalho e José d’Encarnação.
 A partir de hoje, 7 de maio, a FNAC do CascaiShopping passará a dispor de um expositor inteiramente dedicado à venda de edições municipais de Cascais. 

Notícias de cá... 27 abril 16

mercadoCascaisCCJulho13ppPor: A.F.
O Mercado da Vila de Cascais vai receber, entre sexta-feira e domingo (29 de Abril a 1 de Maio), um evento totalmente dedicado ao vinho. O destaque desta edição do , que se realiza pelo terceiro ano consecutivo, assenta na antecipação da época de calor, em que brancos, rosés e espumantes são os ex-libris à mesa. "Vinhos de Verão" é, assim, o tema do Mercado do Vinho, onde será possível conhecer, provar, degustar, comprar e experênciar várias combinações. Com entrada gratuita e um espaço exclusivo de 750 metros quadrados, o evento vai reunir 40 produtores nacionais, diversos conceitos de restauração, provas comentadas e até um jantar temático servido pelo restaurante do Penha Longa Resort Hotel. Sushi, mariscos e leitão, serão algumas das opções gastronómicas em destaque para quem pretenda fazer uma refeição. Já os visitantes que procurem conhecer os néctares da forma mais aprofundada poderão assistir a provas comentadas da sexta-feira e no domingo. Também sábado, terá lugar uma "Iniciação à Prova de Vinhos". Na noite de sexta-feira, a refeição será servida pelo restaurante do Penha Longa Resort Hotel num manjar dos deuses, acompanhado por vinhos únicos. A viagem dos paladares começa com ostras, caviar e camarão, passa pelo polvo e vitela e termina numa sobremesa que inclui "areias de Cascais".
Como tem acontecido com outros eventos, a CP associa-se ao Mercado da Vila e será possível efectuar a viagem de ida e volta de comboio pelas linhas de Cascais, Sintra/Azambuja e Sado pelo preço de dois euros.