D. Adelaide e D. Miguel no Palácio da Ajuda

DonMiguelDAdelaide

 

 

 

 

 

No próximo dia 13 de Novembro, pelas 18.30 horas, no Palácio da Ajuda, em Lisboa, terá lugar a Conferência “Rainha D. Adelaide (1831-1909), mulher de El-Rei D. Miguel”, que será proferida por José Félix Duque.

 

 

 

 

Sinopse

«Sua Alteza Sereníssima a Princesa Adelheid zu Löwenstein-Wertheim-Rosenberg nasceu a 3 de Abril de 1831 e casou, a 24 de Setembro de 1851, com o exilado D. Miguel, que fora Rei de Portugal. O casal teve um filho e seis filhas, os quais, de acordo com a legislação portuguesa então vigente, estavam excluídos da sucessão ao trono e impedidos de entrar em território nacional. Após a morte do marido, que no exílio denunciara a Convenção de Évora Monte e reafirmara os seus direitos à Coroa, D. Adelaide garantiu a educação católica tradicional e portuguesa dos seus filhos, e a permanência junto de si de uma corte lusitana. Alcançou alianças matrimoniais nas grandes casas ducais e principescas da época, apesar da modesta condição dos seus filhos; e dedicou-se, em especial, à causa política do filho varão, que, com apenas 13 anos de idade, foi aclamado pelos partidários do defunto pai como D. Miguel II. Fluente em português, dirigiu o Partido Legitimista. Professou no Convento de Santa Cecília de Solesmes, em França, em 1897. Passou depois ao Convento de Santa Cecília de Cowes, na Ilha de Wight, em Inglaterra, onde morreu, a 16 de Dezembro de 1909, em odor de santidade.»

José Félix Duque é doutor em História e Mestre em Cultura Portuguesa pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa; Investigador Colaborador do Centro de Estudos Clássicos da mesma Faculdade e do Centro Interdisciplinar de História, Cultura e Sociedades da Universidade de Évora, sendo ainda, autor de livros e de conferências na área da História Religiosa e da Espiritualidade na Época Moderna.

 

 

 

 

Fonte: Museum

cyberjornal, 7 Novembro 2018

Para inserir um comentário você precisa estar cadastrado!