Noite dos Museus na Fábrica da Pólvora

OeirasMuseusO Museu da Pólvora Negra associa-se mais uma vez à Noite Europeia dos Museus, criada pelo Ministério Francês da Cultura e da Comunicação, realizando um programa dedicado às famílias que terá lugar nos dias 19 e 20 de maio, na Fábrica da Pólvora deBarcarena.

A entrada e participação nas várias atividades são gratuitas.

Celebrado em todo o mundo no dia 18 de Maio, o Dia Internacional dos Museus tem este ano como tema lançado pelo ICOM Museus hiperconectados: novas abordagens, novos públicos um meio de envolver os museus nesta rede global de conexões, de múltiplas e variadas formas de comunicação e de culturas e de trazer o público a desfrutar de espaços do património de formas diferentes.

Em Oeiras, na Fábrica da Pólvora de Barcarena, a manhã do dia 19 de maio será preenchida com desporto, através de uma aula de Tai-chi, às 11:00, nos jardins e a Oficina História e tradições da Fábrica, com início à mesma hora, no Museu da Pólvora Negra, onde estarão personagens, objetos e cenários para recriar histórias e construir fantoches inspirados nas histórias da Fábrica. Esta oficina inclui o desenho e a construção de pequenos teatros de papel e fantoches de pau/vara.

No sábado à tarde, às 15:00 terá início uma Visita orientada pela Fábrica da Pólvora, que dará a conhecer os principais edifícios onde foi produzida a pólvora em Barcarena e, às 16:00, a Oficina Dançar a história da Fábrica, uma oficina interativa na área da dança criativa, inspirada na simbologia da Fábrica.

A partir das 17:00 do dia 19 e até às 11:00 do dia 20, terá lugar Uma Noite no Museu - O mistério da Fábrica da Pólvora, que convida o público infantil, dos 8 aos 12 anos, a dormir uma noite na Fábrica da Pólvora e viver uma aventura inesquecível, neste espaço repleto de curiosidades, estrelas e mistério…

Ainda no dia 19, entre as 10:00 e as 18:00, os visitantes podem passar pela Casa Aberta Associação A Reserva, no edifício 25,27,28 e 29, onde terá oportunidade de conhecer os artistas residentes e experimentar novas ideias e técnicas.

No domingo, às 15:00, realiza-se a atividade A Fábrica 3 em 1!, que inclui uma visita ao Museu, para observação dos os elementos da natureza ali representados, uma sessão de yoga, para fazer exercício desfrutando dos espaços verdes da Fábrica e uma oficina dedicada à natureza e às artes.

A música clássica também vai marcar presença nesta celebração da Noite Europeia dos Museus, com o Recital de Violoncellissimi, pelos violoncelistas Viktoria Chichkova, Tiago Ribeiro, Raquel Merrelho, Maxim Doujak, Sérgio Pliz, sob orientação da Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras, às 16:00. Serão tocadas obras de P. I. Tchaikovsky, C. Debussy, M. Ravel, D. Schostakovich,  S. Rachmaninov, C. Saint-Säens,  G. Rossini e D. Popper.

Por último, refira-se que ao longo dos dois dias, o público poderá visitar as Centrais Diesel, Hidroelétrica e Edifício das Galgas.

PROGRAMA

Dia Internacional dos Museus 2018

19 e 20 de Maio

PROGRAMA PARA FAMÍLIAS

CRIANÇAS A PARTIR DOS 6 ANOS

Sábado 19 de Maio

10H00 às 18H00

Visite as Centrais Diesel, Hidroelétrica e Edifício das Galgas

10H00 às 18H00

Casa Aberta Associação A Reserva

Oportunidade para conhecer os artistas residentes e experimentar novas ideias e técnicas!

Local: Edifício 25,27,28 e 29

11H00 às 12H00

Aula de Tai –chi

Vamos desfrutar dos magníficos jardins desta Fábrica através desta arte marcial chinesa com movimentos lentos, sequenciais, rítmico e precisos que nos inspira.

Orientação: Angélica Monteiro – Associação A Reserva na Fábrica

11H00 às 12H00

Oficina História e tradições da Fábrica

Quem conta um conto acrescenta sempre um ponto! Quem visita um Museu leva sempre uma história para contar! Na visita ao Museu vamos encontrar personagens, objetos e cenários para recriar histórias e construir fantoches inspirados nas histórias da Fábrica. Depois na oficina vamos desenhar e construir pequenos teatros de papel e fantoches de pau/vara.

Orientação: Ana Carina Dias

15H00 às 16H00

Visita orientada pela Fábrica da Pólvora

Dá a conhecer os principais edifícios onde foi produzida a pólvora em Barcarena, tendo em conta a sucessão de fases que compunham o processo de produção industrial e introduzindo métodos de explicação utilizados na disciplina de Arqueologia Industrial.

Orientação: Atalaia Plural

16H00 às 17H00

Oficina Dançar a história da Fábrica

Oficina interativa na área da dança criativa, inspirada na simbologia da Fábrica da Pólvora.

Orientação: Equipa Truz truz

Das 17H00 (do dia 19 ) às 11H00 (do dia 20)

Uma Noite no Museu - O mistério da Fábrica da Pólvora

Vem dormir uma noite na Fábrica da Pólvora e viver uma aventura inesquecível, neste espaço repleto de curiosidades, estrelas e mistério…

Orientação: Qual Albatroz

Público-alvo: crianças dos 8 aos 12 anos

Contate-nos para receber o programa detalhado

Domingo 20 de Maio

10H00 às 18H00

Visite as Centrais Diesel, Hidroelétrica e Edifício das Galgas

15H00 às 16H00

A Fábrica 3 em 1!

Numa visita ao Museu observaremos os elementos da natureza ali representados. Continuaremos a desfrutar dos espaços verdes da Fábrica numa sessão de yoga, onde exercitaremos o corpo e a mente. Tudo culmina numa oficina dedicada à natureza e às artes.

Orientação: Ana Carina Dias e Sónia Mendes

16H00 às 17H00

Recital de Violoncellissimi

Desfrute de um momento musical pelos violoncelistas Viktoria ChichkovaTiago RibeiroRaquel MerrelhoMaxim Doujak, Sérgio Pliz.

P. I. Tchaikovsky Andante Cantabile

C. Debussy
M. Ravel Pavane
D. Schostakovich Valsa N.º 2 
S. Rachmaninov Vocalise
C. Saint-Säens Allegro Appassionato
G. Rossini William Tell (Fragmento)
D. Popper Polonaise

Orientação: Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras

Ponto de encontro para todas as atividades: Pátio de Santa Bárbara

Participação gratuíta

CMO/cyberjornal, 14 Maio 2018

Para inserir um comentário você precisa estar cadastrado!