Villa romana de Freiria visitável

FreiriaGCAmanhã, dia 22, às 11.30 h, vai decorrer a inauguração do projeto de recuperação da villa romana de Freiria, o qual integra, fundamentalmente, o percurso de visita, ao longo do qual se disponibiliza informação acerca dos pontos mais significativos a ter em conta para melhor compreensão do conjunto.

No mesmo espaço, pelas 22 horas, os alunos da Escola Profissional de Teatro de Cascais – EPTC apresentam a Peça "Lisístrata", encenada pelo director daquele estabelecimento de ensino, Carlos Avilez.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

FreiriaGC4Sita no vale compreendido entre Outeiro e Polima, no interior do concelho de Cascais, freguesia de São Domingos de Rana, a villa foi alvo de sucessivas campanhas de escavação, sob orientação dos arqueólogos Guilherme Cardoso e José d’Encarnação. O seu estudo monográfico, da autoria do Doutor Guilherme Cardoso, vai ser publicado pela Câmara Municipal de Cascais e editado ainda este ano.

Recorde-se que foram postas a descoberto, além da casa senhorial, pavimentada a mosaico, termas, um celeiro, um lagar de azeite e a necrópole. Foi o local habitado desde a Idade do Ferro e os Romanos só o terão abandonado nos primórdios do século IV da nossa era.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fotos do arquivo de Guilherme Cardoso

 

 

 

 

 

 

 

 

 

cyberjonal, 21 Setembro 2018

Para inserir um comentário você precisa estar cadastrado!