Oeiras assinala Dia Mundial do Livro no Templo da Poesia

ParquePoetasfotoCMOFernando Pessoa e o Livro do Desassossego são o tema em destaque na celebração do Dia Mundial do Livro em Oeiras, que decorrerá nos dias 21, 22 e 23 de abril, no Templo da Poesia em pleno Parque dos Poetas.

Neste evento, denominado “Desassossego em Pessoa”, vários artistas e especialistas em Fernando Pessoa irão participar nesta comemoração, que colocará em profundo contato a literatura, a performance, a música e as artes visuais, em ciclos de atividades variadas, para toda a família.

RICARDO BELO DE MORAIS moderará duas sessões: no dia 23 de abril, às 21:30, Conversas do Desassossego com os convidados MARIA DO CÉU GUERRA [atriz], MAFALDA ARNAUTH [cantora], HENRIQUE CÂMARA PINA [cineasta] e ALBANO JERÓNIMO [ator]. A partir das suas referências artísticas, cada um trará para o diálogo as suas experiências de leitura com o universo de Fernando Pessoa; e, no 22, às 18:00, uma Palestra comTERESA RITA LOPES na qual a conceituada especialista em Fernando Pessoa falará sobre algumas vozes do escritor, distinguindo-as nas suas especificidades. Tudo em companhia da atriz SUZANA BORGES, com leituras a dar corpo à ficção.

O programa inclui também inúmeras atividades, entre as quais três que permitem a participação direta do público, dando-lhe a possibilidade de [re]construir o Desassossego.

Falamos da oficina seguida da instalação Paginário, no dia 21, às 21:00, na qual o escritor e artista brasileiro LEONARDO VILLA-FORTE, pela primeira vez na Europa, faz exercícios de “escrita não criativa” e partilha a sua experiência com intervenções urbanas. Villa-Forte irá também realizar a atividade Construção coletiva, no dia 22 de abril, das 15:00 às 18:00, onde a partir da seleção dos textos do livro e de colagens, guia a montagem de um painel, feito no hall do Templo da Poesia, a formar uma nova obra a partir da obra festejada.

No dia 22, das 15:00 às 18:00, terá lugar a performance Palavras ao Vento, realizada nas áreas abertas do Templo da Poesia, que promove a leitura de trechos do Desassossego em megafone. Com o Tejo e o Atlântico diante dos olhos, o próprio público tem a oportunidade de espalhar desassossego pelos ventos que sopram.

O público terá ainda oportunidade de participar diretamente na sessão Dar voz ao Desassossego, dentro do Templo da Poesia, para ler em voz alta e para ouvir com o coração. Esta atividade, marcada para dia 22, das 15:00 às 18:00, reunirá atores e pessoas de diferentes ocupações para que, à vontade, partilhem os seus trechos preferidos.

Integram, ainda, este programa as seguintes manifestações artísticas relacionadas com o universo pessoano: apresentação teatral Transição [de Ricardo Belo de Morais], com os atores ADÉRITO LOPES e RUBEN GARCIA, no dia 21, às 21:30; a presença do artista visual ANDRÉ MARIANO para duas atividades inspiradas no Desassossego – no dia 21, das 15:00 às 17:00, a realização de uma oficina criativa de pintura com os dedos para pais e filhos e uma performance de pintura com os dedos ao vivo, no dia 22, das 15:00 às 18:00; e, JOÃO AFONSO traz à cena poemas infantis de Pessoa musicados, em programação dedicada aos miúdos e cativante para toda a família, no dia 22, às 11:00.

A celebração do Dia Mundial do Livro, da Câmara Municipal de Oeiras, inclui ainda uma Feira do Livro com venda exclusiva de obras de Fernando Pessoa, no dia 22 de Julho, entre as 10:00 e as 18 horas.

CMO/cyberjornal, 15 Abril 2018

Para inserir um comentário você precisa estar cadastrado!