Aveiro recebe Festival dos Canais

Aveirocanais17A Câmara Municipal de Aveiro promove, de 12 a 16 de julho, a segunda edição do Festival dos Canais que irá apresentar várias atividades em toda a cidade de Aveiro. Todos os espetáculos têm entrada gratuita.

O Festival dos Canais convida à fruição da Cidade de Aveiro, do seu património, da sua geografia, a evocar a sua história e identidade, a celebrar o seu presente. Os canais urbanos, o espaço público, o património e a arquitetura afirmam-se como palcos do Festival.

Aveirocanais017A criação artística, as artes, o desporto e lazer fundem-se em novos percursos e circuitos que estimulam a interpretação, a experimentação, as vivências e a construção de novos usos e novas perspetivas do território.

O programa pode ser consultado no site da Autarquia (www.cm-aveiro.pt) do qual destacamos várias atividades.

Indicamos, dia a dia, os destaques da programação:

 

 

 

» 12 de julho

 

No dia 12 pelas 17h00 haverá a Fanfarra dos Canais, uma fanfarra original que percorrerá ruas e atravessará canais, sendo que o início do percurso será na Praça da República. Trata-se de uma fanfarra original percorrerá ruas e atravessará canais. Esta nova formação musical foi criada especialmente para este evento, num processo de criação colaborativa entre a Oficina Musical de Aveiro e os músicos Jorge Queijo e Maria Mónica. Deixe-se surpreender por esta fanfarra!

À noite, pelas 21h30, o grupo Grotest Maru apresenta “Timebank” no Rossio e Edifício Fernando Távora. Trata-se de um jogo coreográfico e de teatro de perceção no espaço público que explora as questões do tempo: vivemos nas categorias das Eminências Cinzentas, porque o tempo é dinheiro? Ou somos mais sensíveis e criamos os nossos próprios sítios de interesse? Divididos em grupos com velocidades diferentes, o público participante tem a oportunidade de fazer novas experiências de tempo.

Pelas 22h00 haverá o Concerto de Orquestra e Coro do Conservatório de Música de Aveiro, um concerto Coral Sinfónico pela Orquestra Clássica e Coro do Conservatório de Música de Aveiro, sob a direção do maestro Carlos Marques.

 

 

 

 13 de julho

 

Na quinta-feira, dia 13, pelas 22:00 irá atuar “Jimmy P” no Cais da Fonte Nova. A fusão do Hip-Hop, Reagge, R&B e Rock, aliada a uma performance de grande nível, tornam-no um artista singular e camaleónico.

Pelas 23h30, a companhia “Gandini Juggling”, uma das maiores companhias, a nível internacional, de circo contemporâneo apresenta “8 Songs” uma série de malabarismos com clássicos do rock and roll. Um tributo a Bob Dylan, Velvet Underground, The Beach Boys, janis Joplin, The Rolling Stones, Franz Schubert e David Bowie. Terá lugar no exterior do Mercado Manuel Firmino.

 

 

 

 

14 de julho

 

No dia 14, sexta-feira, o destaque vai para o concerto de Ana Moura às 22h00 no Cais da Fonte Nova. Depois de Desfado se ter tornado o álbum mais vendido de um artista português nos últimos 10 anos, Ana Moura regressa com Moura, disco que dá continuidade à sua parceria com o produtor norte-americano Larry Klein.

“Grotest Maru” volta a apresentar uma ação, “MOTH” pelas 23h30 no Cais da Fonte Nova. Trata-se de uma versão singular do espetáculo Mura, onde o espectador é levado a projetar os seus sonhos na imagem de dois seres flutuantes, parte integrante do milagre da existência. Um dos momentos mais ecléticos da Alemanha, onde o minimalismo visual é definido e o espaço determina o processo dramático, especialmente na rua.

 

 

 

15 de julho

 

No dia 15, “Mura” de “Grotest Maru” inicia pelas 20h30 no Cais dos Botirões e termina na Fonte Nova. Inspirado nas peregrinações a Santiago de Compostela, Mura conta a história de uma salineira, que sai do seu trabalho e caminha pela cidade de Aveiro, uma viagem que se transforma na história da sua vida. Durante esta viagem cénica, o público, com o seu bastão na mão, segue uma mulher peregrina no que poderia ser a sua última viagem através de espaços urbanos ou rurais transformados.

Pelas 22h30 será a vez de Pedro Abrunhosa no Cais da Fonte Nova. “Para mim, um Disco é cada vez mais um Livro, uma narrativa contínua de histórias desencontradas que se reencontram na música que escrevo, de personagens, por vezes atormentadas, outras felizes, de sentimentos de perda ou se conquista que acabam por ser comuns a muitos de nós” – Pedro Abrunhosa.

 

 

 

16 de julho

 

Domingo, dia 16, das 11h00 às 18h00 haverá Piquenique no jardim no Fonte Nova. No domingo leve a sua merenda, amigos e família e participe. O vento é o elemento de inspiração para este piquenique. Ao longo da civilização humana, o vento inspirou a mitologia, influenciou eventos históricos e guerras, impulsionou meios de transporte, ajudou marinheiros nas grandes viagens marítimas. Pretende-se explorar o vento em diferentes formas, matérias e sentidos. Será uma tarde de festa, com muitas actividades, num jardim que o convida a passar lá o dia!

À noite, pelas 22h30 o palco do Cais da Fonte Nova irá receber o concerto com Richie Campbell. Em 2017 Richie Campbell regressa à estrada e será um ano marcado pelo lançamento de novas músicas e pelo regresso às sonoridades R&B e Dancehall que marcaram o início da carreira do artista.

 

 

 

Constrangimentos de trânsito

O Festival dos Canais conta com a realização de diversas ações ao longo dos canais urbanos e em vários espaços da cidade que irão provocar constrangimentos de trânsito nos seguintes arruamentos:

 

 

» Dias 10 e 11 | Rua de José Afonso (1º quarteirão, durante todo o dia);

 

» Dia 12 | Rua Príncipe Perfeito (entre as 16h45 - 18h00); Rua de José Afonso (1º quarteirão, durante todo o dia); Rua Clube dos Galitos entre a Rua Belém do Pará e as Pontes, das 21h15 às 22h00); Rua Clube dos Galitos (entre a Rua Belém do Pará e as Pontes, entre as 21h15 e as 22h00)

 

» Dia 13 | Rua Príncipe Perfeito (entre as 16h45 - 18h00); Rua de José Afonso (1º quarteirão, durante todo o dia); Rua Clube dos Galitos entre a Rua Belém do Pará e as Pontes, das 21h15 às 22h00); Rua Clube dos Galitos (entre a Rua Belém do Pará e as Pontes, entre as 17h45 e as 18h30)

 

 

» Dia 14 | Rua Príncipe Perfeito (entre as 16h45 - 18h00); Rua de José Afonso (1º quarteirão, durante todo o dia); restante parte da Rua José Afonso, Rua Carlos Silva M. Guimarães, Rua D. Carlos I, Cais da Fonte Nova, Rua Manuel J. Braga Alves (entre as 21h45 - 24h00); Rua Carlos Aleluia, Rua Pe. Arménio Alves Costa Jr. e rotunda do Mélia (entre as 23h15 - 24h00);

 

» Dia 15 | Rua de José Afonso (1º quarteirão, durante todo o dia); restante parte da Rua José Afonso, Rua Carlos Silva M. Guimarães, Rua D. Carlos I, Cais da Fonte Nova, Rua Manuel J. Braga Alves (entre as 21h45 - 24h00); Rua Carlos Aleluia, Rua Pe. Arménio Alves Costa Jr. e rotunda do Mélia (entre as 23h15 - 24h00);

Entre as 20h30 e as 22h00*: Cais dos Mercantéis, Cais dos Botirões, Largo de S. Gonçalinho, Rua das Salineiras, Rua da Palmeira, Rua Sargento Clemente de Morais, Praça 14 de Julho, Praça Joaquim Melo Freitas, Praça Humberto Delgado (Pontes), e pedonais (Rua de Homem Cristo, Cais do Cojo, Praça do Mercado e Rua Carlos Silva Melo Guimarães);

*Esta alteração prende-se com a apresentação do projeto Mura, um projeto de teatro de rua que se desenvolve ao longo dos percursos indicados. Á medida que o projeto se desenvolve, a circulação automóvel irá sendo restabelecida de forma a minorar os constrangimentos à população.

 

 

» Dia 16 | Rua de José Afonso (1º quarteirão, durante todo o dia); restante parte da Rua José Afonso, Rua Carlos Silva M. Guimarães, Rua D. Carlos I, Cais da Fonte Nova, Rua Manuel J. Braga Alves (entre as 21h45 - 24h00) ; Rua Carlos Aleluia, Rua Pe. Arménio Alves Costa Jr. e rotunda do Mélia (entre as 23h15 - 24h00).

 

» Dia 17 | Rua de José Afonso (1º quarteirão, durante todo o dia);

 

» Dia 18 | Rua de José Afonso (1º quarteirão, até às 14h00);

A autarquia pede a melhor compreensão para eventuais transtornos que possam ocorrer antes, durante e após o Festival dos Canais.

 Para mais informação consultar:

Site: http://festivaldoscanais.pt  

 

 

 

CMA/cyberjornal, 10 julho 2017

Para inserir um comentário você precisa estar cadastrado!