Exposição sobre o Ténis em Cascais

teniscascaisAté  dia 31 de maio pode visitar a mostra "Ténis em Cascais: Da primeira partida à internacionalização", que está patente desde o passado dia 8 de abril.

A exposição pode ser visitada na Casa Sommer de segunda a sexta-feira, das 9 h  às 17 horas e aos sábados, domingos e feriados, das 10 h  às 18 horas.

 

 

 

 

 

 

 

 

De realçar que o ténis era já praticado em Carcavelos pela comunidade britânica que desde 1870 administrou o cabo submarino, quando  passou a constituir um dos desportos de eleição dos elegantes a banhos em Cascais.

Entrou assim no concelho numa época que este se transformou na capital do desporto em Portugal, sendo, mesmo berço de diversas modalidades. 

Surgiram, então, os primeiros courts de ténis nas principais localidades do litoral, assim como os famosos Campeonatos Internacionais de Portugal, promovidos no Sporting Club de Cascais a partir de 1902.

Já no Estoril, o ténis viria a revelar-se um importante aliado para a promoção da nova estação marítima, climatérica, termal e sportiva, projetada em 1914, de forma a dotar o concelho de uma oferta hoteleira de nível internacional. A partir de 1933, o Estoril Parque Tennis foi palco das mais importantes competições nacionais e internacionais, estando na génese do Clube de Ténis do Estoril, inaugurado em 1945, onde ainda hoje se faz história, por meio da promoção do Millenium Estoril Open.

Entre as peças em exibição, provenientes das coleções de Norberto Santos, do Museu Nacional do Desporto, da Federação Portuguesa de Ténis, do Millenium Estoril Open e do Arquivo Histórico Municipal de Cascais, destacam-se algumas das raquetes que marcaram a história do ténis, o álbum de fotografias e recortes de imprensa do campeão Domingos d’Avillez e alguns dos mais importantes troféus da modalidade, como os dos Campeonatos Internacionais de Cascais.

CMC/cyberjornal, 12 abril 2017

Para inserir um comentário você precisa estar cadastrado!