Giacometti na memória do Teatro Experimental de Cascais

GiacomettiTEC1É inaugurada hoje, às 17 horas, no Espaço Memória - Teatro Experimental de Cascais, a exposição Michel Giacometti e o Cante

Esta mostra documental sobre o Cante Alentejano, organizada pelo actor João Vasco, director do Espaço Memória, foi cedida pelo Museu da Música Portuguesa e a sua abertura conta com a presença do Grupo Alma Alentejana de Peroguarda, Ferreira do Alentejo, que na ocasião, irá entoar alguns temas do seu reportório..

 

 

giacometti e canteNela se evoca a obra de Giacometti, em contraponto com o documentário “Lá Longe”, do realizador David Mira sobre o grupo coral Estrelas do Guadiana, de Tires, Cascais, que atesta a vitalidade desta expressão musical e a sua força identitária.

Recorda-se que Michel Giacometti (Ajaccio, França, 1929/Faro, 24 Novembro 1990) foi um etnomusicólogo corso que viveu vários anos em Cascais e fez importantes recolhas etno-musicais em Portugal. Grande parte do seu espólio pode ser visto no Museu daa Música Portuguesa, no Monte Estoril.

 

 

Gramofones de António Sequeira Tente


Após a exposição sobre Giacometti, o Espaço Memória do TEC deverá acolher uma mostra com a vasta coleção de fonógrafos, grafonolas e gramofones que o poeta popular António Tente possui. Alguns destes curiosos aparelhos são centenários e raros, e foram recuperados por Tente.

O Espaço Memória do Teatro Experimental de Cascais localiza-se na Avenida Marechal Carmona, 104 (junto ao Jumbo Cascais).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

EMTEC/cyberjornal, 24 Novembro 2018

Para inserir um comentário você precisa estar cadastrado!