Hoje fui a … Azenhas do Mar

AzenhasMS9cyPor: Mário Sérgio

Azenhas do Mar é uma aldeia no litoral do concelho de Sintra, freguesia de Colares. Desenvolveu – se ao longo de uma ribeira , uma linha de água que acaba no Atlântico e encontra –se nas arribas da costa, e na qual existiam azenhas , que é a proveniencia do nome , e tem uma praia na qual existe uma piscina oceânica. Para além do pitoresco da paisagem natural, existem nas Azenhas várias edificações de interesse, particularmente nestilo "Português Suave", nomeadamente com azulejaria nas fachadas, como é o caso da escola e a residencia para o professor.

AzenhasMS05cyPresença em todos os roteiros turísticos de Portugal, é actualmente local de segunda habitação de muitos, sendo que a sua população residente se situa nos 800 habitantes. Tradicionalmente, para além da actividade de moagem, as principais actividades eram a agricultura, com especial relevo para o vinho e alguma pesca e recolha de mariscos ,percebes e lapas.

Da memória das gentes do mar ficou a devoção a Nossa Senhora do Mar, mas sobretudo celebra-se São Lourençosanto padroeiro da terra e protector da vinha, cuja procissão é realizada todos os anos em Agosto, fazendo fé nos santos o povo carrega-os até à beira mar para a espectacular "benção".

AzenhasMS5cy

O desenvolvimento das Azenhas como estância balnear ocorreu em meados dos 30, quando a 31 de Janeiro de 1930, foi inaugurada a linha do Eléctrico do Banzão até às Azenhas do Mar. Segundo a tradição local, inauguração esteve envolvida em grande festa, com um dos homens amantes da terra, o "Tota", a colocar o chafariz do Arcão a deitar o famoso "Vinho de Colares". Para a produção do Vinho de Colares, cultivam-se nas Azenhas as uvas "Ramisco".

Mas Azenhas do mar é poesia e beleza . como este exemplo de poesia na escola oficial .

Mas na própria Azenhas , os seus moradores também são poetas .

Os azulejos são uma constante de beleza nesta paisagem do litoral de Sintra.

Mas nem só de azulejos vive o homem . A contemplação do mar , e de toda a sua grandeza , de toda a sua beleza extasiante , enche a alma de quem a observa .

É a magia de Sintra , a sua beleza unica no mundo , que marca a diferença …

 

 

 

Mais imagens: https://www.facebook.com/pg/Cyberjornal/photos/?tab=album&album_id=1393233394066797

 

 

 

cyberjornal, 5 abril 2017

Para inserir um comentário você precisa estar cadastrado!