Já visitou o espaço Memória do TEC?

GiacomettiTEC1P.T.

 

O Espaço Memória - Teatro Experimental de Cascais acolhe até 23 de Fevereiro, a exposição “Michel Giacometti e o Cante”

Nela se evoca a obra de Giacometti, em contraponto com o documentário “Lá Longe”, do realizador David Mira sobre o grupo coral Estrelas do Guadiana, de Tires, Cascais, que atesta a vitalidade desta expressão musical e a sua força identitária.

Giacometti18 11Recorda-se que Michel Giacometti (Ajaccio, França, 1929/Faro, 24 Novembro 1990) foi um etnomusicólogo corso que fez importantes recolhas etno-musicais em Portugal.

Giacometti18 9Tendo vivido vários anos em Cascais, onde fez inúmeros amigos que o recordam com saudade, legou grande parte do seu espólio a esta vila, onde pode ser visto no Museu daa Música Portuguesa, no Monte Estoril.

Daí que esta mostra documental sobre o Cante Alentejano, organizada pelo actor João Vasco, director do Espaço Memória, tenha sido cedida pelo Museu da Música Portuguesa.

Como oportunamente noticiamos, a sua abertura contou com a presença do Grupo Alma Alentejana, de Peroguarda, Ferreira do Alentejo, que encantaram os presentes com alguns temas do seu reportório.

 

 

Memória do TEC

A par com esta mostra temporária, o visitante pode ainda ver (ou rever) a exposição sobre o Teatro Experimental de Cascais e recordarcarreira de cerca de 50 anos, da Companhia cascalense, que durante este período já apresentou mais de uma centena de peças onde brilharam actores e actrizes inesquecíveis, como Amélia Rey Colaço, Carmen Dolores, Eunice Muñoz, João Vasco, Mário Viegas, Mirita Casimiro, Santos Manuel e Zita Duarte. Nos palcos da companhia começaram também as suas carreiras actores hoje consagrados, como António Feio, Alexandra Lencastre, Diogo Infante ou José Wallenstein.

Este longo percurso teatral pode ser recordado numa visita ao Espaço, através de fotografias, libretos, textos, fascinantes maquetas de cenários, adereços e outras curiosidades, para além de manequins trajados com os fatos que os actores usaram naqueles espectáculos.

 

 

Gramofones de António Sequeira Tente


Após a exposição sobre Giacometti, o Espaço Memória do TEC deverá acolher uma mostra com a vasta coleção de fonógrafos, grafonolas e gramofones que o poeta popular António Tente possui. Alguns destes curiosos aparelhos são centenários e raros, e foram recuperados por Tente.

O Espaço Memória do Teatro Experimental de Cascais localiza-se na Avenida Marechal Carmona, 104 (junto ao Jumbo Cascais).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

cyberjornal, 20 Dezembro 2018

Para inserir um comentário você precisa estar cadastrado!