Museu Castro Guimarães em festa

MuseuCCGuimaraesO Museu Condes de Castro Guimarães assinala o seu 86º aniversário, de 12 a 15 de julho, com um variado programa que inclui, ente outros eventos, uma palestra sobre Dª. Maria Ana do Carmo O’Neill de Mello, formações e um concerto por solistas da Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras. 

As iniciativas decorrem entre as 10 h e as 17 horas

 

 

 

 

 

 

 

 

Programa:

 

 

12 JULHO

18.30- Palestra de apresentação do “Retrato de Maria Ana do Carmo O’Neill de Mello”, de Carlos Reis

Pretende-se agradecer publicamente a doação do retrato de Maria Ana do Carmo O’Neill de Mello, por Maria da Pureza O’Neill de Mello e Maria João José de Mello à Camara Municipal de Cascais para integrar o acervo do Museu Condes de Castro Guimarães.

Nesta palestra é traçado um breve historial de Maria Ana do Carmo O’Neill de Mello, a única descendente a ter nascido na “Torre de S. Sebastião”, atual museu, em 30 de julho de 1907, quando a casa pertencia ao avô, Jorge Torlades O’Neill II.

Segue-se a análise pictórica deste retrato, datado de cerca de 1917, inserindo-o no percurso pictórico do autor, Carlos Reis (1863-1940), um dos mais carismáticos pintores portugueses da sua geração.

Por: Maria Cristina Gonçalves e Laura Feteira

Entrada livre

15 JULHO

14h00 - Ateliê “A Natureza na Porcelana da China do acervo do Museu Condes de Castro Guimarães”

No âmbito do aniversário do museu, propõe-se dar a conhecer a sua coleção de porcelana chinesa, através da técnica do stencil.

Cada participante deverá trazer uma peça de vestuário a gosto, onde será executada a decoração selecionada.

Destinatários: Famílias (+ de 5) Duração: 180 min. Mín. 5 – max. 12 pax Incrição Prévia: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. | 214 815 304 21h30 -

 

Concerto de Sopros - Obras de Mozart e Beethoven

 

Os jardins exteriores do museu são o palco escolhido para o concerto comemorativo dos 86 anos do Museu.

Neste concerto oito elementos da Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras interpretam a Serenata Nº12 em dó menor de W.A.Mozart e a obra op. 71 de L. V. Beethoven.

Esta é uma oportunidade de evocar  a memória do Conde Manuel de Castro Guimarães, melómano e grande benemérito do Município de Cascais.

Entrada livre  

 

 

cyberjornal, 8 julho 2017

Para inserir um comentário você precisa estar cadastrado!