Música e cinema em Estremoz

Estremozcastelo15Tal como se tem verificado em anos anteriores, o Município de Estremoz vai dedicar grande parte da sua programação cultural, no mês de Outubro, à música.

A apresentação do mais recente trabalho de Mico da Câmara Pereira, a nova ópera do Ensemble Contemporaneus, a alegria contagiante de uma comédia musical, o encontro de coros do Orfeão de Estremoz Tomaz Alcaide e um concerto pela Orquestra Planície de Redondo compõem a programação do “Mês da Música 2015”.

 

 

 

 

 

 

 

 

No dia 10 de Outubro, pelas 21.30 horas, o Teatro Bernardim Ribeiro, recebe a apresentação do novo trabalho discográfico de Mico da Câmara Pereira. O cd "A tua voz é saudade" conta com a colaboração de Olga Prats, Mafalda Arnauth, Nôa, Luís Represas, Silvestre Fonseca e Francisca, Nuno e Gonçalo da Câmara Pereira.

A ópera regressa a Estremoz e ao Bernardim Ribeiro, a 17 de Outubro, pelas 21.30 horas, com “Jardins do Passado”, um monodrama musical, organizado pela Contemporaneus, e concebido a partir da poesia lírica de Fernando Pessoa e da música de Brahms, Schubert e Fauré.

“Happy” é uma comédia musical, cheia de música, com muita dança, excelentes coreografias, pirotecnia, multimédia e muito humor, que promete deliciar todos aqueles que se deslocarem ao Teatro Bernardim Ribeiro, no dia 24 de Outubro, às 21.30 horas.

No dia 31 de Outubro, às 18 horas, o Orfeão Tomaz Alcaide vai levar a cabo, na Igreja de São Francisco, o 25º Encontro de Coros, e simultaneamente comemorar o seu 85.º aniversário. O Coro Staccato, de Lisboa, e o Coral de São Domingos, de Montemor-o-Novo, já confirmaram a sua presença.

A Orquestra Planície de Redondo, orquestra de música ligeira formada no ano 2000, e dirigida pelo Maestro Nelson Mendes, sobe ao palco do Teatro Bernardim Ribeiro, às 21.30 horas do dia 31 de Outubro, para aquele que será o último espetáculo do “Mês da Música 2015”.

Para mais informações e reserva de bilhetes, devem os interessados contactar o Teatro Bernardim Ribeiro, através do telefone 268339222, os Serviços Culturais da Câmara Municipal de Estremoz, pelo 268339216 ou pelo mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou ainda o Posto de Turismo, através do 268339227.

O “Mês da Música 2015” é uma organização do Município de Estremoz, com produção a cargo dos intervenientes.

 

 

 

 

Filmes em Outubro

 

O cinema é aposta forte da programação cultural do Município de Estremoz. No mês de Outubro, são seis as películas que vão “rodar” no Teatro Bernardim Ribeiro.

No dia 2 de Outubro, às 21.30 horas, passa o filme “O Agente da U.N.C.L.E.”, realizado por Guy Ritchie e com Henry Cavill, Armie Hammer, Alicia Vikander, Elizabeth Debicki, Jared Harris e Hugh Grant nos principais papéis. Na década de 60, os até então inimigos mortais Napoleon Solo, agente da CIA, e Illya Kuriakin, espião da KGB, são obrigados a cooperarem. A grande missão da improvável dupla EUA-Rússia é combater a terrível organização T.H.R.U.S.H., que desenvolve armas nucleares.

A mais recente película de Woody Allen, “Homem Irracional” é a aposta cinematográfica do dia 9 de Outubro. O professor de filosofia Abe Lucas está emocionalmente frágil, incapaz de encontrar qualquer significado ou alegria na vida. Sente que tudo o que tentou fazer, desde o ativismo político ao ensino, não fez qualquer diferença na sua existência. Ao mudar-se para uma pequena cidade para lecionar uma nova turma, Abe envolve-se com duas mulheres. Realizado por um dos magos do cinema, “Homem Irracional” conta com interpretações de Jamie Blackley, Joaquin Phoenix, Parker Posey, Emma Stone, Ethan Phillips e Meredith Hagner nos principais papéis.

A 16 de Outubro, a comédia “Ricki e os Flash”, realizada por Jonathan Demme e com Meryl Streep, Kevin Kline, Mamie Gummer, Audra McDonald, Sebastian Stan e Rick Springfield nos principais papéis, promete animar o Teatro Bernardim Ribeiro. Num filme recheado de música e performances ao vivo, Ricki é uma lenda da guitarra que desistiu de tudo pelo sonho de ser uma estrela do rock. De regresso a casa, terá de refazer laços e sobretudo fazer as pazes com a sua família.

O filme de animação do mês de outubro roda no domingo, dia 18, pelas 16 horas. “Ovelha Choné – o filme” foi realizado pela dupla Mark Burton e Richard Starzack, e conta a história da sobejamente conhecida Choné, uma ovelha esperta e matreira, que vive com o seu rebanho na quinta “Vale Verdejante”, sob a supervisão do Agricultor e de Bitzer, um cão pastor com boas intenções, mas pouco eficaz. Apesar dos esforços da ovelha Choné, a vida na quinta caiu numa rotina enfadonha e ela conjura um plano engenhoso para conseguir um dia de folga.

Maze Runner: Provas de Fogo”, realizado por Wes Ball e com interpretações de Dylan O'Brien, Thomas Sangster, Kaya Scodelario, Ki Hong Lee e Giancarlo Esposito, como principais protagonistas, passa no Teatro Bernardim Ribeiro, no dia 23 de Outubro, na habitual sessão de sexta-feira, às 21.30 horas. Depois de terem superado perigos mortais no episódio anterior, Thomas e os seus companheiros Clareirenses rapidamente percebem que a salvação aparente na verdade pode ser outra armadilha. Fazem uma longa e penosa travessia pela Terra Queimada, percorrendo uma desolada paisagem cheia de obstáculos inimagináveis, procurando desvendar pistas sobre a misteriosa e poderosa organização conhecida como CRUEL e enfrentando forças superiores.

O último filme do mês de Outubro é em 3D. “Everest”, de Baltasar Kormákur, roda a 30 de outubro. Com Jason Clarke, Josh Brolin, John Hawkes, Robin Wright, Emily Watson, Keira Knightley, Sam Worthington e Jake Gyllenhaal, “Everest” é inspirado nos incríveis acontecimentos envoltos na tentativa de atingir o cume de montanha mais alta do mundo, e documenta a inspiradora jornada de duas expedições em que todos os limites foram desafiados por uma das mais violentas tempestades de neve que a humanidade assistiu.

 

Para mais informações e reserva de bilhetes, devem os interessados contactar o Teatro Bernardim Ribeiro, através do telefone 268339222, os Serviços Culturais da Câmara Municipal de Estremoz, pelo 268339216 ou pelo mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou ainda o Posto de Turismo, através do 268339227.

 

 

 

CME/cyberjornal, 26 Setembro 2015

Para inserir um comentário você precisa estar cadastrado!