“Prata e gemas” em Aveiro

MuseuArteNova

 

 

 

O Instituto Cultural Romeno em Lisboa e o Museu da Cidade de Aveiro organizam, na sala de exposições temporárias do “Museu Arte Nova”, a exposição “Prata e gemas” do joalheiro romeno Marian Nacu. É a terceira exposição de Marian Nacu em Portugal, depois das exposições do Museu das Artes Decorativas Portuguesas de Lisboa, em 2014, e da sede do ICR Lisboa, em 2015. As 114 peças da exposição serão apresentadas ao público até ao dia 28 de agosto.

 

 

 

 

 

 

Em Portugal, um país com grande tradição na área da ourivesaria, Marian Nacu surpreende por uma “manualidade” inovadora, mas que, paradoxalmente, parece uma redescoberta de práticas caídas no esquecimento. Não menos encantadora é a sua permanente busca pela forma e pela estética, uma marca pós-moderna de um artista que se recusa a repetir-se.

Marian Nacu tirou os cursos do Instituto de Artes Plásticas “Nicolae Grigorescu” de Bucareste em 1978, na turma orientada pelo mestre Nicolae Adam (geração “Metal”). Entre 1983 e 2014 teve 20 exposições pessoais na Roménia. A partir de 1983 participou em todos os Salões Nacionais e os Salões de Artes Decorativas da União dos Artistas Plásticos da Roménia, tendo recebido numerosos prémios em reconhecimento da sua excelência artística. Paralelamente participa em várias exposições de grupo. A partir de 1985 marca presença e recebe prémios em importantes salões internacionais e após 1991 teve várias exposições pessoais no estrangeiro: em França, Itália, Reino Unido, Alemanha, Estados Unidos, Japão, Líbano, Rússia, Bélgica, Áustria. As suas obras foram exibidas em desfiles de moda (em colaboração com a estilista romena Doina Levința) mas também em inúmeras apresentações exclusivistas de joalharia no meio diplomático, de negócios ou privado. Criou joias para os filmes “Drácula” e “François Villon” realizados na Roménia, bem como troféus para vários concursos nacionais. Restaurou duas igrejas na República da Moldávia. Em 2004 foi outorgada a Marian Nacu a Ordem de Mérito Cultural, grau de Cavaleiro, pelo Presidente da Roménia, em sinal de apreço por toda a sua atividade.

 

 

 

 

CMA/cyberjornal, 2 julho 2016

Para inserir um comentário você precisa estar cadastrado!