Sarau musical e poético no Palácio do Marquês

OeirasSarau17MS4cyFotos: Mário Sérgio

Já alguma vez tentou imaginar como seria a vida dos aristocratas no século XVIII? Já pensou que gostava de viver, nem que fosse por uns minutos, como se pertencesse à nobreza que frequentava a corte?

No passao domingo, foi possível vivenciar essa experiência, no Palácio do Marquês de Pombal, em Oeiras, onde no âmbito do programa “Venha viver o século XVIII”, se realizaram duas visitas com recriações históricas, sob o tema “Retratos comentados e sarau musical e poético do século XVIII”.

OeirasSarau17MS7cyAtravés da recriação dos jogos, das conversas, da poesia e da música, o público ficou a conhecer melhor uma das casas onde mais se promoveu a cultura e a sociabilidade na época – o Palácio do Marquês de Pombal, em Oeiras.

OeirasSarau17MS12Alguém está atento a quem chega ao palácio. É esta a personagem que num percurso comentado pelas salas com os retratos, revela os segredos, os costumes, as conversas, o espírito da casa e da época do marquês de Pombal.
Um périplo que culmina com um sarau musical e poético tão em voga no século das luzes.

De realçar que os saraus, as partidas e as assembleias constituíam as principais manifestações de mundanidade e cultura nos palácios portugueses da época.

O Palácio do Marquês de Pombal encerra um dos mais valiosos legados históricos da segunda metade de setecentos. Das artes decorativas, que nos dão, uma visão detalhada da vida e dos costumes naquele período, aos hábitos de uma família única no contexto português.
Esperamos que esta iniciativa destinada a crianças a partir dos 6 anos, jovens e adultos, se repita, em breve.

Mais imagens de Mário Sérgio:  https://www.facebook.com/pg/Cyberjornal/photos/?tab=album&album_id=1444104642313005

cyberjornal, 15 maio 2017

Para inserir um comentário você precisa estar cadastrado!