Shakespeare inspira FIC 2016

FIC17TEC7cyberSábado, dia 17 de Setembro, o Espaço Memória – Teatro Experimental de Cascais viveu uma jornada dedicada a Shakespeare, em que foram recordadas as diversas peças deste autor, apresentadas pelo Teatro Experimental de Cascais - TEC, durante os seus 50 anos de actividade.

Uma maratona iniciada pelos alunos da Escola Profissional de Teatro de Cascais que apresentaram alguns monólogos de “Hamlet”. Seguiu-se o actor José Raposo e outros actores do TEC em diversas cenas de “A Tempestade”.

 

 

 

 

 

João Vasco fez a sua reaparição, após vários anos sem subir aos palcos, fazendo reviver uma das personagens mais carismáticas do seu longo currículo - “Rei Lear”. 

Brilhante, o actor deu lições de “saber dizer” ao numeroso público que lotou o pequeno auditório, em pé, na sua maior parte. Com João Vasco outros grandes nomes da Companhia cascalense fizeram jus à sua excelente reputação. Entre eles, António Marques, Sérgio Silva e Teresa Corte Real.

Uma visita à exposição “Rei Lear no TEC” e a passagem do filme do espectáculo “MacBeth”, realizado por Miguel Ângelo, com Flávia Gusmão, Marco d’Almeida e Paula Lobo Antunes, encerrou esta homenagem ao dramaturgo inglês, no ano em que se assinala o 400º aniversário da sua morte.

FIC 2016

(Animação de rua com grupos de bombos de São Sebastião - Viana do Castelo e São Bento - Freixo de Cima, Amarante)

FIC17bombos2 VCastelocy

FIC17bombosAmarantecy

Este “Dia com Shakespeare” integrou-se na 2ª edição doFIC – Festival Internacional de Cultura que teve início no passado dia 9 e encerra hoje, 18 de Setembro.

Este ano, o FIC levou a Cascais mais de 65 convidados nacionais e estrangeiros de áreas como a Literatura, as Artes Plásticas, a Música, a Filosofia, a Economia, a Política, a História e o Jornalismo. Também atraiu milhares de pessoas, um público numeroso e diversificado que participou nos debates, e restantes iniciativas que integraram o festival promovido pela LeYa e Câmara Municipal de Cascais.

António Cicero, Caetano Veloso e Marisa Matias, abriram os debates organizados por Inês Pedrosa, em que participaram também os escritores Arturo Pérez-Reverte e Mathias Énard, David Lodge, Lídia Jorge, Manuel Alegre, Maria Teresa Horta, Mário Cláudio, Nuno Júdice, Rui Zink e Gonçalo M. Tavares, o biógrafo Andrew Morton, os historiadores David Priestland e Andrew Roberts, os romancistas e, ainda, o economista Robert Skidelsky, o filósofo Daniel Innerarity, e o jornalista Michael Weiss , entre muitos outros.

Para além da oportunidade de ouvir tão ilustres personalidades perorar sobre temas como “A identidade cultural é uma utopia?” , a crise, o poder transformador – ou não – da literatura, o terrorismo num mundo global e outros, a FIC ofereceu também aos amantes da cultura, música,  teatro, cinema, exposições, animação infantil, artes de rua, gastronomia e, ainda e roteiros culturais.

Esta segunda edição do Festival da Cultura  englobou também a Feira do Livro e o Festival Lumina, factores de atracção de numerosos moradores e visitantes.

 

Agenda para hoje:

FIC173cyFeira do Livro

16h30, Sónia Louro (Saída de emergência), Helena Sacadura Cabral, DLB - Stand RG Livreiros; 17h00 sessão de autógrafos com Inês Pedrosa e Patrícia Reis (Dom Quixote), Patrícia Portela (Caminho), Leonor Tenreiro Pedro da Silva Martins (Oficina do Livro); 18h00 Gonçalo M. Tavares (Caminho), Rachel Caiano (Caminho) e Afonso Reis Cabral (LeYa); 19h00-23h00 Hot Clube – Escola de Jazz Luís Villas Boas (em parceria com Out of the Blue).

Casa das Histórias Paula Rego


Eça de Queiroz e Charlotte Brontë na obra de Paula Rego

Isabel Pires de Lima
Mário de Avelar
Organização: Fundação Dom Luis I

18h
Entrega dos Prémios Belas Artes

Com a presença de Paula Rego

A ignorância é a maldição de Deus; o conhecimento é a asa com que voamos para o céu.” 
Henrique VI, 2ª parte.

19h
Que forma de conhecimento nos dá a literatura? 

Afonso Reis Cabral
Gonçalo M. Tavares 
José Miguel Wisnik
Luísa Costa Gomes
Patrícia Reis 
Rui Zink 
Moderação: Inês Fonseca Santos

22h
Conversa com David Lodge
conduzida por Inês Pedrosa

 

cyberjornal, 18 Setembro 2016

Para inserir um comentário você precisa estar cadastrado!