Ester Alves vai participar na Everest Trail Race

EsterAlvesFoto: Oldemiro Lima​

Ester Alves, atleta da Salomon Suunto Portugal, terá um novo desafio pela frente, o Everest Trail Race, uma prova de 160 km e 29 000 metros de desnível acumulado divididos em 6 etapas nos colossais Himalaias. As 6 etapas terão aproximadamente 22 km, 24 km, 37 km, 28 km, 20 km e 30 km, com desníveis acumulados diários entre os 3200 e os 6600 metros.

 

 

 

 

 

 

 

O evento decorre de 5 a 17 de novembro, embora a prova comece efetivamente apenas a 8 de novembro. Nos primeiros dias, os atletas terão tempo para desfrutar de Catmandu, a capital do Nepal, e para viajarem até ao ponto de partida da primeira etapa, Lukla a 2850 metros de altitude. A média de altitude da prova ronda os 4000 metros, principal fator de dificuldade, e o traçado inclui o Parque Nacional de Sagharmatha no Everest e as montanhas de Lhotse, Ama Dablam, Tamserku, Kangtega, Makalu e Kanchenjunga.

Cada participante transportará consigo o material necessário para se manter  autónomo durante toda a prova, como o saco-cama, a bússola, o kit de primeiros socorros, além do equipamento adequado às temperaturas oscilantes entre os 18 graus de dia e os 2 graus negativos à noite. Apenas a comida será carregada nas doses correspondentes a cada etapa.

A 14 de novembro os atletas cortam a meta de onde partiram, em Lukla, e a 17 de novembro regressam aos seus países de origem.

Ester Alves foi convidada pela organização e correrá pela equipa “The Elements Pure Coco Water” principal patrocinador da prova. A atleta já tinha em mente fazer o Everest Trail Race mas estava longe de imaginar que seria já este ano. Na bagagem leva a experiência de outras provas por etapas, como a The Coastal Challenge, a Maratona das Areias e a Euráfrica, embora o Everest Trail Race seja muito diferente das mencionadas, “é um enorme desafio e vai ser uma experiência única de vida. Admito que surge ja numa fase da época na qual já todos temos algum desgaste de competição, mas acredito que durante estes últimos anos trabalhei no sentido de superar um desafio como este” acrescenta Ester.

De Portugal vão mais 2 atletas - Carlos Eduardo Lourenço e André Castro da Desnível Positivo que se juntam a Ester no “combate” aos titãs como Elisabet Barnes (vencedora da Marathon des Sables), Luis Alberto Hernando, (Campeão do Mundo) ou Pablo Vila, (Vice-campeão de Espanha de Ultra Trail).

Ao todo são apenas 59, os atletas que participam nesta aventura, os ingleses e os espanhóis são a nacionalidade em maior número.

cyberjornal, 5 novembro 2017

Para inserir um comentário você precisa estar cadastrado!