Educação postural preocupa ULSNA

(Gavião)

UCCgaviao

A Unidade Local de Saúde do Norte Alentejo – ULSNA, possegue as suas campanhas de educação para a saúde junto à população.

Foi o caso das realizadas recentemente pelas Unidades Cuidados na Comunidade (UCC) da Ammaya e do Gavião, que no âmbito do  Plano Nacional de Saúde Escolar promoveram sessões que alertam para a educação postural e o uso correcto das mochilas escolares.

Ammaya

UCCAmayaAssim, no âmbito do Plano Nacional de Saúde Escolar a Unidade de Cuidados na Comunidade Ammaya realizou nos dias 4, 5, 6 e 7 de dezembro diversas sessões de educação para a saúde focando-se na educação postural que designou como “ A minha mochila”


As sessões tiveram como público-alvo os 116 alunos do 4ª ano do Ensino Básico das Escolas do Agrupamento do Bonfim.


Pretendia-se com estas sessões informar e sensibilizar os alunos para o peso que diariamente transportam nas mochilas, explicando a relação peso corporal/peso da mochila bem como os aspetos a observarem na escolha e transporte da mesa.


No final de cada sessão foi entregue a cada aluno um folheto informativo com os aspetos mais importantes e que devem ter sempre presentes.

 

 

 

Gavião

 

Também a UCC de Gavião em Parceria com a Equipa da Saúde efetuou várias Sessões de Educação para a Saúde, de 29 de Novembro a 11 de Dezembro. Estas foram realizadas pela Fisioterapeuta do Centro de Saúde de Gavião e aluno do 4º ano de Fisioterapia da ESALD sobre a temática Educação Postural, “Crescer Saudável”.

As sessões tiveram lugar no Agrupamento de Escolas de Gavião tendo abrangido todas as turmas deste Agrupamento, num total de 295 alunos e respetivo pessoal docente.

Pretendia-se com estas sessões  fazer o ensino postural de pé e sentado, alertar para as possíveis alterações anatómicas provocadas pelas más posturas, ensinar a melhor organização e o uso correto das mochilas de uso individual, ajustando-as às barreiras arquitetónicas e necessidades de cada estudante.

 

 

 

cyberjornal, 14 Dezembro 2017

Para inserir um comentário você precisa estar cadastrado!