Monotipia assinala 30 anos de O Nosso Sonho

IdeiaMonotiposSabe o que é a Monotipia? Gostava de aprender esta arte com os  profissionais e crianças de O Nosso Sonho - Cooperativa de Ensino e Solidariedade Social? Não perca, hoje, dia 6 de abril, as aulas de Monotipia, que se realizam em duas oficinas que vão decorrer às 16.30   e às 17.30 horas, na Biblioteca Municipal de São Domingos de Rana, em Tires.

Esta iniciativa inserre-se nas comemorações do 30º aniversário daquela Cooperativa.
No mesmo âmbito está a decorrer desde o passado dia 3,  uma Mostra de Monotipias realizadas por crianças e adolescentes de todas as valências daquela instituição e da IDEIA - Instituto para o Desenvolvimento Educativo Integrado na Acção, na Biblioteca Municipal de S. Domingos de Rana.
A exposição pode ser visitada até ao próximo dia 20 de abril de 2017 .

 

IdeiaMonotipos17A Monotipia é uma técnica tradicional de impressão e de expressão criativa, que combina a pintura, o desenho e a gravura e que permite a reprodução de um desenho.

Mono (única) e tipia (impressão) ou seja, a imagem que é impressa e se torna na cópia única. É uma técnica simples, embora trabalhosa e exigente em  conhecimento e realização. Valoriza o gesto, a espontaneidade, o traço, a expressão criativa individual e/ou coletiva .. Permite a valorização do desenho e da criatividade - perante uma mancha de cor, uma superfície pintada, a criança é convidada a abrir áreas claras que posteriormente poderá, ou não, colorir dando voz e forma às suas ideias, pensamentos e emoções.

A Monotipia é também uma marca no trabalho de O Nosso Sonho e de A Ideia, constituindo a Mostra  uma forma de celebrar a sua história no encerramento das comemorações, que se iniciaram a 10 de março, dia da fundação de O Nosso Sonho. Recorda-se que as atividades se iniciaram com um momento especial a 14ª estafeta “A Cor dos Sonhos”.

Durante estas 3 décadas O Nosso Sonho envolveu crianças, jovens e adultos, que hoje regressam às origens já com os seus filhos, lembrando-nos assim que a intervenção sócio educativa é indissociável da qualidade dos afetos e das interações, da participação, da liberdade de escolha, da autonomia … deste “projeto virado para o sol“.

Com esta mostra a singularidade de cada um, a valorização da diferença, e a criatividade enchem de cor a Biblioteca.

 

 

A Ideia/cyberjornal, 6 abril 2017

Para inserir um comentário você precisa estar cadastrado!