Oeiras quer prevenir comportamentos de risco em escolas

OeirasPalMarquesfotoCM

 

O Município de Oeiras vai dar prosseguimento ao Programa de Promoção de Hábitos de Vida Saudáveis - “Eu Passo…” no ano letivo de 2018/2019, tendo para o efeito atribuído uma comparticipação financeira, no montante global de 7.500,00€ à Associação Prevenir – Organização Não Governamental de Prevenção e Promoção da Saúde.

O Programa “Eu Passo…” visa a promoção de competências psicossociais e de hábitos de vida saudáveis, em meio escolar, reforçando a sua intervenção na prevenção de comportamentos de risco. Este programa, da responsabilidade da Associação Prevenir, ONG sem fins lucrativos, reconhece a importância da intervenção junto dos mais jovens, enquanto público-alvo suscetível ao desenvolvimento de comportamentos de risco e hábitos de vida pouco saudáveis, como a iniciação precoce aos consumos, nomeadamente de tabaco e álcool.

Este Programa destina-se a alunos do 2º Ciclo do Ensino Básico e baseia a sua intervenção num processo longitudinal realizada em dois anos letivos (5º e 6º). Está organizado em sete módulos que permitem trabalhar com os alunos temáticas fundamentais para o crescimento saudável, como a gestão emocional, a tomada de decisão, a adolescência e a pressão de pares, a educação sexual e a prevenção do consumo de drogas. Promove, igualmente, a capacitação dos professores para as variáveis trabalhadas, através de ações de formação creditada e da cedência de manuais técnicos.

O “Eu Passo…” visa contrariar esta realidade, tendo obtido resultados bastante favoráveis nas avaliações de processo e de impacto social realizadas em anos letivos anteriores.

No ano letivo 2017/18 o Programa permitiu o acompanhamento de 268 alunos e 11 professores, de 11 turmas do 5º ano pertencentes em duas escolas do concelho de Oeiras: EBI Sophia de Mello Breyner (Agrupamento de Escolas Carnaxide-Portela) e a EBI de Miraflores (Agrupamento de Escolas de Miraflores).

Para inserir um comentário você precisa estar cadastrado!