Pais de Amarante querem conclusão das obras na Escola

AmaranteEscSec

 

A Associação de Estudantes e a Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Secundária de Amarante vão promover, na próxima segunda-feira, dia 19, pelas 11 horas, uma manifestação a favor da conclusão das obras de requalificação da Escola Secundária de Amarante.

 

 

 

 

 

 

Esta manifestação, que decorrerá no espaço limítrofe à Escola Secundária de Amarante, pretende chamar a atenção do governo para a necessidade imperiosa de conclusão das referidas obras, assim como chamar a atenção para a falta de segurança existente para toda a comunidade escolar resultante desta situação.

As obras de requalificação da Escola Secundária de Amarante, iniciadas em 2011, ainda não se encontram concluídas, tendo sido suspensas, pela última vez, há cerca de 3 anos. Atualmente, a escola funciona na parte das instalações já requalificadas e em monoblocos.

Fruto da suspensão da obra de requalificação da escola, esta não dispõe de um pavilhão para a prática da educação física e desporto, nem de uma cantina escolar. Em substituição, as aulas de educação física e desporto decorrem ao ar livre nas instalações desportivas do Amarante Futebol Clube, cedidas pela Câmara Municipal, e as refeições são fornecidas por catering.

Acresce ainda que, a entrada e saída dos alunos ocorre por uma zona provisória, contígua à EN 210, onde ocorre também o embarque e desembarque dos autocarros escolares. Esta situação provoca enormes constrangimentos ao normal funcionamento da escola e tem-se revelado preocupante pela insegurança que provoca. Exemplo disso foi o acidente ocorrido no passado dia 11 de novembro de 2017, onde uma aluna foi atropelada com gravidade à saída de escola. Também no mesmo dia, foi realizado um simulacro de incêndio, tendo-se constatado várias falhas dos meios técnicos de segurança provisoriamente instalados, a falta de um ponto de encontro seguro para albergar os alunos, bem como da impossibilidade dos bombeiros no acesso a determinadas áreas de incêndio.

Por forma a sensibilizar o governo da urgência para conclusão das obras decorre uma petição pública online no site peticaopublica.com (http://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=conclusao-obras-esa).

Por tudo isto, numa posição conjunta, a Associação de Estudantes e a Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Secundária de Amarante, entendem que se torna urgente a conclusão das obras de requalificação da Escola Secundária de Amarante, até ao início do próximo ano letivo, exigindo ao governo que tome todas as medidas necessárias para que tal seja possível.

 

 

 

 

 

 

APA/cyberjornal, 17 F

 

Para inserir um comentário você precisa estar cadastrado!