Notícias de cá.. 24 abril 16

 
 
 
 
 
 
 
 
O arquitecto Eduardo Souto de Moura vai ser distinguido com o Prémio Carreira na X Bienal Ibero-Americana de Arquitectura e Urbanismo, que se realiza em S. Paulo, no Brasil, em Junho. O autor do Estádio Municipal de Braga e Prémio Pritzker 2011 soube da notícia em Paris, â margem de um colóquio que inaugurou, após ter estado em Washington, onde vai construir um edifício. 
 
 
 
Quando deixar de ser Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa pode voltar a ser presidente da Fundação Casa de Bragança. O lugar que ocupava antes de ir para Belém ficou cativo à sua espera.
 
 
 
O empresário Henrique Silvestre Ferreira venceu o prémio "projecto mais inovador da Europa" com o investimento em produção de uvas de mesa em sistema de pérgula, sob estufas. Para este jovem agricultor, cuja família é proprietária da herdade de Vale da Rosa - famosa pela criação de uvas sem grainha - esta distinção atribuída pelo Parlamento Europeu é um bom impulso para o seu percurso no mundo da agricultura.
 
 
 
Em menos de duas horas, através de uma cirurgia simples, feita em ambulatório no Hospital St. Louis, em Lisboa, o professor catedrádico de radiologia João Martins Pisco devolveu qualidade de vida ao embaixador do Peru em Helsinquia (Finlândia).
Paul Paredes Portella, com hiperplasia benigna da próstata (aumento do volume da próstata), foi o milésimo paciente a experimentar a técnica inovadora Embolização das Artérias Prostáticas (EAP), criada pelo médico português há sete anos. O diplomata foi ainda o primeiro em quem o catedrático utilizou o cateter que o próprio desenhou. Porque se trata de uma técnica invasiva que não requer anestesia geral, esta intervenção permite que o paciente acompanhe os procedimentos. O diplomata esteve sempre consciente e a monitorizar, com a equipa médica, a entrada do catater nas artérias.
O objectivo da embolização é interromper parcialmente a circulação sanguínea que irriga a próstata, permitindo um alívio de sintomatologia como dificudade ou urgência em urinar, sangue na urina e jato urinário fraco/interrompido. São ainda sintomas comuns a disfunção sexual e a impotência, estes causados pela medicação. "A técnica consiste em cauterizar as artérias da próstata e introduzir determinados agentes (partículas embolizantes) que vão cortar parte do sangue da próstata" esclarece o médico. Após a intervanção, em alguns pacientes, a melhoria é visível de imediato. "Cerca de 50% dos doentes, três a quatro horas depois, já estão a urinar bem" garantiu Martins Pisco. A percentagem de èxito desta operação, que custa cerca de 5 mil euros, é de 85-95%. 
 
 
 
 
A segunda edição do Millennium Estoril Open está a decorrer até 1 de Maio, novamente no Clube de Ténis do Estoril. Substituindo o anterior evento - que se realizava no Jamor e era organizado pele 3LOVE - o único torneio português inserido no calendário internacional ATP World Tour reforça a aposta neste novo espaço. Os 28 elementos do quadro competitivo de singulares representa um naipe de participantes mais valioso do que o da primeira edição. O grupo é encabeçado pelo frrancês Jo-Wikfried Tsonga, 9º da hieraquia mundial e inclui outros três tenistas nos primeiros 30: os também franceses Gilles Simon (19º) e Benoit Paire (22º) e ainda o australiano Nick Kyrgios (26º).
 
 
 
e, ainda...
 
 

Guernica” de Fernando Arrabal , pelo Teatro Experimental de Cascais e com encenação    Carlos Avilez, está em palco no Auditório Municipal Mirita Casimiro, Monte Estoril.

Com António Marques, Luiz Rizo, Madalena Almeida, Renato Pino, Rita Calçada Bastos, Sérgio Silva e Teresa Côrte-Real. Pode ser vista até 22 de Maio, de quarta a sábado 21.30 horas. domingo 16h


 
 
 
 
 
 
 
 
cyberjornal, 24 abril 2016
Joomla SEF URLs by Artio