Festa do Cavalo de volta a Porto Salvo

PSalvocavaloArte equestre, música, dança e gastronomia são algumas das propostas da XIX festa do Cavalo de Porto Salvo, que decorrerá nos dias 25, 26, 27 e 31 de maio e 1, 2 e 3 de junho.

Uma Prova de Equitação à Portuguesa dará início ao programa desta Festa, na sexta-feira, dia 25 de maio, às 20 h. Nessa noite haverá também folclore, pelos ranchos “Os Rancheiros”, de Vila Fria e Flores da Beira, do Casal da Choca, a partir das 21 h e, às 22 h, será apresentado um espetáculo pelo Mais Flamenco Ballet. A animação continuará, às 22 h, com Baile, animado por Rui Silva e, às 23 horad, terá lugar a primeira Garraiada da Festa do Cavalo deste ano.

No dia 26 de Maio, terão lugar duas provas de Equitação de Trabalho, às 11:00, de Ensino e às 14 h, de Maneabilidade. A partir das 16 h arrancará a animação de palco e para as 18 h está marcada uma Demonstração de Toureio. A noite de sábado incluirá folclore, pelo Grupo de Folclore Lavadeiras da Ribeira da Laje, a que se seguirá a atuação do Mais Flamenco Ballet, às 21:30.

Neste dia, destaque para a Gala Equestre “Emoções Ibéricas”, onde será prestada homenagem a “ Um Homem de Cavalos”, o Eng.º João Américo Urmal. Segue-se a Noite de Fados, às 23 h, com Teresa Tapadas, Francisco Sobral, António Pinto Bastos e o entretainer Chico Dias, acompanhada pelos músicos Dinis Lavos (Guitarra portuguesa) e Jaime Santos (Viola de fado). Para os amantes da arte equestre, também às 23 h, terá lugar uma Garraiada.

O programa de 27 de maio abrirá, às 14 h, com Equitação de Trabalho – Prova de Velocidade e haverá animação de palco a partir das 15:00. Às 17 h, terá lugar uma concentração e desfile de todos os Cavaleiros, Amazonas e Atrelagens, para atribuição do Troféu Dr. José da Cunha ao melhor conjunto. A animação prosseguirá, às 18 h, com o Mais Flamenco Ballet e um Concurso Modelo e Andamentos. Às 20 h, está marcada mais uma Garraiada.

Após uma interrupção de três dias, o programa regressa na quarta-feira, 30 de Maio, às 21:30, com um Baile, animado por Rui Silva.

No feriado de 31 de maio, o dia da Festa do Cavalo começará duas provas de Obstáculos, uma às 11 h e outra às 14 h. Depois, às 16 h, decorrerá um Encontro de Concertinas com Os Resineiros, Os Minhotos da Lage e Casal da Choca.

O dia 1 de Junho será preenchido com folclore, a partir das 21 h, com o – Rancho Folclore Infantil Flores da Beira, do Casal da Choca e o Grupo de Folclore das Terras da Nóbrega. Rui Silva voltará a animar o Baile, a partir das 22h. Às 22:30, terá lugar um Espetáculo Equestre.

No sábado, 2 de junho, haverá Atrelagem- Combinado de maratona, às 14:30, a que se seguirá, às 16:30, a participação da Academia Equestre João Cardiga. O folclore voltará a marcar presença, a partir das 17 h, com a atuação dos ranchos folclóricos Os Minhotos da Ribeira da Laje e da Golegã. Às 21 h, terá lugar um espetáculo com o Grupo Norte Sul. Seguir-se-á, às 22 h, Flamenco, pela Academia SulYdance e mais um baile de Rui Silva, às 22 h. Nessa noite, destaque para o Espetáculo Equestre “Alma Ibérica”, da Associação dos Romeiros da Tradição Moitense, às 23 h. A encerrar a noite, às 23:30, realizar-se-á uma Garraiada.

Por fim, no domingo, 3 de Junho, haverá uma Apresentação de Carros de Cavalos, às 10:30. A animação de palco começará, às 16:00, com um Baile Andaluz.

Refira-se que durante todos os dias da Festa haverá Demonstração de Siderotécnica, Exposição de Artesanato e Desfile de Amazonas, Cavaleiros e Atrelagens na Manga da Feira.

Recorde-se que Festa do Cavalo de Porto salvo é um evento anual, organizado pela Associação Equestre de Porto Salvo com o apoio da Câmara Municipal de Oeiras, que tem como objetivo estimular a prática do desporto equestre e proporcionar um espaço de convívio e competição, além de reavivar velhas tradições.

 

 

 

CMO/cyberjornal, 17 Maio 2018

Para inserir um comentário você precisa estar cadastrado!