Carolina Deslandes hoje em Aveiro

AveiroCC28junho18cyber37Fotos: César Cardoso

 

 

O Festival dos Canais, que arrancou na passada quarta-feira e decorre até amanhã, domingo, 15 de julho, numa organização da Câmara Municipal de Aveiro através do Teatro Aveirense, tem mobilizado milhares de pessoas para os mais de 200 espetáculos de rua que, por estes dias, têm animado praças, jardins e equipamentos culturais da cidade.

 

AveiroCC28junho18cyber32Para hoje, pelas 23.30, Carolina Deslandes, uma das maiores artistas da atual geração de autores e compositores portugueses, atua no Cais da Fonte Nova, seguindo-se às 23.30, um espetáculo de rua, único e irrepetível, protagonizado pela companhia francesa “Plasticiens Volants”. “Um novo começo” é o mote do conto visual, que traça as andanças de um povo viajante, e que culmina na chamada do público à beira do canal, para um final pirotécnico apoteótico.

 

Artes no Canal – Especial Festival dos Canais

Também hoje, o programa cultural e artístico, que tem transformado a Cidade num mega palco de arte viva, arranca às 10 h, com o mercado comunitário “Artes no Canal - Mercado de Fusão”, que concentra na zona histórica artesanato tradicional, urbano e decorativo, reciclagem e artes plásticas. À mesma hora, o “Jardim das Brincadeiras” convida as famílias a participar em várias oficinas criativas, entre as quais “Não me toques que me eletrificas”, “Maria, a pirata da Ria”, “O Senhor Mandala” e “Máquina de embrulhar poemas”. O desafio é o de brincar, aprender, jogar, dançar e explorar. As ações acontecem no Cais da Fonte Nova, onde há ainda uma Sala de Estar, uma Pista de Dança, o Cantinho da Biblioteca, Jogos Tradicionais e um agradável espaço de piquenique.

Para além dos Buga Tour, que convidam a conhecer os Canais através das famosas Bugas, estão previstos Dj’s sets, Paradas de Mimos, atuação da Fanfarra dos Canais, performances interativas e a atuação do chileno Su-Seso Talandro, cuja improvisação no tráfego da cidade tem causado grande furor junto do público. Ainda durante o dia de amanhã, é possível assistir à performance de Adam Read, que foi um dos principais palhaços do Cirque du Soleil, e dos Malaxe que têm transformado a Rua Dr. Nascimento Leitão, junto ao Hotel Imperial, num mega estendal.

No último dia de Festival, que oferece durante o fim de-semana produções internacionais, nacionais e locais, entre teatro e artes de rua, instalações artísticas, performances, workshops, atividades desportivas e de lazer, oficinas criativas, destaque para Lightscape - Holy Nothing, uma instalação interativa onde todos os públicos podem explorar, manipular e criar música, paisagens cénicas e jogos de luz, e para oPhonopentatube dos Crashh, uma instalação que percorre uma ponte, através do caos organizado em muito metros de tudo plástico afinado numa escala pentatónica, assim como paraFunky Beach, um espaço relaxado e tropical, com palmeiras, espreguiçadeiras e coktails variados, que oferece todos os dias música variada assinada por diferentes Dj’s.

 

Pequeno Gigante de Luz” volta no domingo

O Festival dos Canais termina com a atuação de Miguel Araújo, no palco do Cais da Fonte Nova, seguindo-se o último espetáculo do “pequeno Gigante de Luz” que percorre as ruas e os Canais de Aveiro, entre o Cais da Fonte Nova e o Rossio, para um encerramento literalmente brilhante, da edição de 2018 do Festival dos Canais. 

 

 

Mais de duas centenas de espetáculos com entrada livre

A terceira edição deste evento, que decorre nos canais urbanos da Ria de Aveiro, nas praças e nos espaços públicos da cidade, entre as 10 h e a 1 h da madrugada, apresenta estreias nacionais e reúne um extenso leque de atividades interativas e culturais gratuitas dedicadas a todos os públicos.

A Cidade de Aveiro é assim, durante cinco dias, um palco único de animação, onde os Canais da Ria de Aveiro são o epicentro por excelência de um programa multidisciplinar que cruza diferentes manifestações artísticas, culturais, desportivas e de lazer. É um evento que convida a sentir a Cidade de Aveiro, a celebrar o seu presente, a valorizar a sua forte identidade, o seu património natural e a sua paisagem urbana única. 

Notícia relacionada: http://www.cyberjornal.net/noticias/noticias/regionais/festival-dos-canais-da-mais-cor-a-aveiro

 

 

CMA/cyberjornal, 14 Julho 2018

Para inserir um comentário você precisa estar cadastrado!