Senhora dos Navegantes volta à Guia

2018Fesmarcascis18 49Por: Pepita Tristão (texto)

        César Cardoso (fotos)

A já tradicional procissão por terra e por mar em honra de Nossa Senhora dos Navegantes voltou a colorir, na tarde do passado domingo, as ruas de Cascais.

O préstito integrou cerca de dezena e meia de andores profusamente engalanados com flores das mais diversas espécies e múltiplas cores, representando outras tantas igrejas e confrarias cascalenses, assim como os respectivos estandartes.

 

 

 

2018FesMarCascais18PT 14Como habitualmente, fizeram parte do cortejo presidido por diversos sacerdotes da paróquia de Cascais, algumas (cada vez menos) peixeiras, envergando os seus trajes tradicionais que recordam uma das vocações mais antigas e cada vez menos representativas da localidade - a pesca, assim como a Banda da Malveira da Serra.

Foram precisamente os pescadores de Cascais que começaram a organizar, em meados dos anos 60 do século passado, as Festas do Mar cujo ponto alto da sua vertente religiosa era a Procissão em honra de Nossa Senhora os Navegantes, que saindo da Igreja com o mesmo nome, seguia até à baía de Cascais, onde era esperada por inúmeras embarcações tradicionais, que, devidamente engalanadas, aguardavam os diversos andores e fiéis que pretendiam fazer o trajecto por mar até à Guia. Fieis que quando voltavam ao ponto de partida, procediam à oração do terço, ainda na Baía, antes do andor da Virgem regressar à sua Igreja..

2018FesMarCascais18PT 37Ainda na noite de domingo, muitos milhares de pessoas acorreram à Baía, para assistirem ao último concerto desta edição das Festas do Mar, protagonizado pela Orquestra Sinfónica de Cascais e diversos interpretes, representativos dos países lusófonos, entre os quais, Anselmo Ralph, Fafá de Belém, Ana Lains e Luís Represas.

Para encerrar os dez dias de festejos, que segundo a organização terá atraído à bonita via de Cascais mais de 500 mil pessoas,  um grande espectáculo de fogo de artifício iluminou a noite.

Recordamos que fizeram parte do cartaz das festas de 2018, grandes nomes da nossa canção, como António Zambujo (que convidou Luísa Sobral), Os Anjos, Carolina Deslandes, José Cid, Agir, Gisela João, David Fonseca, Diogo Piçarra e Pedro Abrunhosa.

 

 

 

Mais imagens:https://www.facebook.com/Cyberjornal/photos/a.1982017151855082/1982021031854694/?type=3&theater

 

 

cyberjornal, 27 Agosto 2018

Para inserir um comentário você precisa estar cadastrado!