Tradição e doçaria de Abrantes em Lisboa

AbrantesdocariaAs iguarias da doçaria abrantina vão estar em destaque na capital no próximo dia 13 de Outubro, no número 13 do Largo do Intendente.

A iniciativa, do Município de Abrantes e da TAGUS – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior, tem como objectivo valorizar os doces tradicionais deste concelho do Centro do país e também promover a 16ª Feira Nacional de Doçaria Tradicional que se vai realizar, no final do mês, no Centro Histórico de Abrantes.

 

A Produtos e Território – Loja do Intendente, em Lisboa, vai receber uma acção promocional das tradições e da doçaria abrantina. Durante essa sexta-feira, serão dinamizadas uma oficina de broas fervidas e uma demonstração de Palha de Abrantes. Com a oficina, a organização pretende que os participantes possam aprender a confeccionar as broas de noz e mel e a conhecer a tradição de “pedir os bolinhos”, associada ao dia de Todos-os-Santos, celebrado a 1 de Novembro. Já a demonstração ao vivo do doce, inspirado em factos na história do concelho, do século XVI, e com ligação à capital portuguesa através da navegação do Rio Tejo, tem como intuito dar a provar, aos lisboetas e visitantes, o doce conventual Palha de Abrantes.

As actividades irão decorrer entre as 10h e as 17h30, de dia 13 de Outubro, no Largo do Intendente de Pina Manique, e são de participação gratuita.

A iniciativa procura, ainda, dar destaque à Feira Nacional de Doçaria Tradicional que, desde 2002, reúne ícones incontornáveis da gastronomia portuguesa, mel, licores e compotas, vindos de vários pontos do país. A 16ª edição realiza-se nos dias 27, 28 e 29 de Outubro, no Jardim da República, no Centro Histórico de Abrantes, com programa de animação associado à feira.

 

 

 

 

CMA/cyberjornal, 12 outubro 2017

Para inserir um comentário você precisa estar cadastrado!