Sal de Aveiro produz produtos cosméticos

A Beleza do Sal é uma recém-criada empresa de Aveiro. Na matriz está um dos ex-libris da região, o sal. Localizada junto a um dos principais canais da cidade, o Canal de S. Roque, a Beleza do Sal tem a tarefa de produzir produtos artesanais e ecológicos, cuja matéria-prima é, para a maioria dos produtos, o sal.

A oferta passa três categorias, produtos alimentares, cosméticos e artesanato. Na cosmética, a oferta passa por cremes, esfoliante de sal, sais de banho, sabonete aromático, sabonete de glicerina, sabão de sal e sabão de azeite, tudo feito através de processos artesanais e sem o recurso de máquinas. A par dos produtos cosméticos, a empresa comercializa artesanato à base de sal como é o caso do Moliceiro e da Canastra Saboneteira.

Por exemplo, na cosmética, os sabões artesanais (sal e azeite) têm um processo de produção complexo, que pode levar entre três a cinco semanas, tempo que demora a “cura” do sabão, em que o produto adquire, de uma forma natural, as características de que precisa e que lhe conferem a sua utilidade, como o pH, a dureza e a espuma.

A Beleza do Sal comercializa, também, o sal marinho tradicional e a flor de sal. A matéria-prima provém de uma marinha de Aveiro, onde ainda se mantêm os processos de outrora, onde não é refinada ou purificada, mantendo, assim, os seus nutrientes. São produtos artesanais, analisados, registados e certificados pelos organismos competentes.

Embora já exista desde o ano passado, a inauguração oficial da Beleza do Sal, uma empresa familiar, vai decorrer durante o mês de Abril.

A empresa participa em feiras e quer aumentar os seus pontos de venda onde está presente. A Beleza do Sal tem capacidade para produzir entre 500 a 1.000 unidades por dia.

Actualmente e desde que abriu portas, no ano passado, a Beleza do Sal tem os seus produtos à venda em algumas unidades hoteleiras da cidade, nomeadamente no Aveiro Welcome Center (posto de turismo municipal), Posto do Turismo Centro, lojas gourmet bem como outros pontos do país.

A fábrica, localizada na Rua Cais de São Roque, n.º 8, está aberta a visitas de estudo onde cerca de 150 crianças por ali já passaram, depois de ficarem a conhecer o processo de criação do sabão, puderam fazer sabonetes de glicerina com as suas próprias mãos. A visita está disponível tanto para crianças como para adultos.

AgENDA

A Beleza do Sal vai estar presente na:

- Expocosmética 2014 (10 a 12 de Maio);

- FIA – Feira Internacional de Artesanato 2014.

Para inserir um comentário você precisa estar cadastrado!