Castelo de Vide amigo do ambiente

CVide2012PTcyber1Aproveitar os resíduos de óleo e aprender a faser velas aromáticas, são bases do  Projeto “Vela por Óleo” que chega hoje a Castelo de Vide, pelas mãos do seu municípioe fará a sua apresentação oficial  hoje, 18 de fevereiro, no Centro Municipal de Cultura, pelas 14.30 horas.

O "Vela por Óleo" que conta com a parceria da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), pretende com estas apresentações oferecer às instituições aderentes duas ferramentas que lhes permitam alertar a comunidade para as boas práticas no manuseamento deste resíduo e incutir a ideia de reaproveitamento deste mesmo produto com a concepção de velas ecológicas aromáticas. Estas, por sua vez, deverão fazer uso de outros materiais, também eles reutilizáveis ou recicláveis. Ideias não faltam, realçando-se que para além do impacto que podem ter no que concerne à preservação do ambiente, acabam por beneficiar financeiramente todos os organismos envolvidos.

Refira-se a propósito que o “Vela por Óleo” conta já com cerca de 1750 inscrições recebidas, estando a respetiva implementação efetivada em cerca de 400 estabelecimentos de ensino, autarquias, IPSS, associações de apoio a deficientes entre outras.

Tendo por objetivo a consolidação das unidades escolares e de outras instituições aderentes como pontos de recolha oficiais para os óleos alimentares domésticos, o projeto "Vela por Óleo", está a apresentar-se às escolas, Eco-Escolas, IPSS, autarquias e entidades vocacionadas de todo o país. Castelo de Vide é o próximo concelho a acolher esta missão ambiental.

Esta sessão conta com o apoio da Câmara Municipal de Castelo de Vide, na pessoa do seu Vice-Presidente,  Daniel Jorge Carreiras da Silva, responsável pelo Pelouro da Educação.

 

 

CMCV/cyberjornal, 18 feveeiro 2014

Para inserir um comentário você precisa estar cadastrado!