Pedalar para iluminar

aldeiacienia14ppSe passar até ao próximo dia 22 pela Praça de Giraldo, aproveite para experimentar as bicicletas que o Centro UNESCO Aldeia das Ciências, em parceria com a Câmara de Évora, disponibiliza à população com o propósito de produzir energia para iluminar a árvore de Natal e ajudar ao funcionamento do som nas ruas do Centro Histórico.

 

 

 

 

 

 

 

 

Evoraciencia014“Esta é uma maneira das pessoas com a sua energia - que acumulamos em baterias - iluminarem a árvore de Natal e as colunas do som. Com os movimentos das bicicletas gera-se energia que depois é acumulada numa bateria e usada nos fins que quisermos”, explicou Hugo Carrasco, do Centro UNESCO Aldeia das Ciências.

 

Entretanto, estão a ser desenvolvidos contactos com alguns ginásios da cidade de Évora paraa eventual realização de aulas neste stand instalado na Praça de Giraldo contribuindo assim para a produção de energia a custo zero.

 

Hugo Carrasco apela à participação dos cidadãos nesta iniciativa: “Cada pessoa pode contribuir nem que seja com cinco, dez minutos a pedalar e dar energia à cidade”. Convida ainda todos os interessados para uma visita à antiga escola do Louredo, sede da Aldeia das Ciências, onde, já a partir de janeiro funcionará um espaço de educação ambiental. Como é que  uma bicicleta faz girar uma máquina de lavar roupa é um dos exemplos das descobertas a fazer naquele espaço.

 

O Centro UNESCO Aldeia das Ciências foi criado em 2008 pela AJPRA – Associação para o Desenvolvimento Comunitário, Cultural e Educativo em cooperação com a Comissão Nacional da UNESCO e um dos seus objetivos é a promoção do exercício de uma cidadania mais consciente e mais participativa em relação à Água, ao Ambiente e ao Desenvolvimento Sustentável.


Pode conhecer melhor este projeto consultando a sua página eletrónica em http://aldeiadasciencias.org

 

 


CME/cyberjornal, 18 Dezembro 2014

Para inserir um comentário você precisa estar cadastrado!