SOS – Salvem o surf - Impactes das urbanizações projetadas na envolvente da Praia de Carcavelos

Carcavpraia4Outub14pp5Domingo dia 14 de Dezembro de 2014, às 10 h, na Praia de Carcavelos, no paredão entre o Windsurf Café e o Cascais Surf Centre, a associação SOS – Salvem o Surf vai falar sobre os impactes na praia do Plano de Pormenor do Espaço de Reestruturação Urbanística de Carcavelos Sul (PPERUCS) e das demais urbanizações que a Câmara Municipal de Cascais está a planear implantar nos presentes espaços verdes anexos à Praia de Carcavelos.

 

 

 

 

 

 

 


PUCSurf2014Será ainda apresentada a
revisão científica da Avaliação Ambiental da Câmara Municipal de Cascais, sobre os impactes ambientais na praia, realizada em 2013 e em 2014. Segundo os promotores desta Conferência de Imprensa, a Avaliação Ambiental está incompleta e incorreta. Será salientado o prejuízo que os surfistas, banhistas e demais utentes da praia, sejam eles moradores de Carcavelos ou turistas, irão sofrer no futuro.

Será também lançado o vídeo produzido por Hélio Valentim para a SOS – Salvem o Surf, ''Carcavelos, as praias também se abatem''.

A SOS – Salvem o Surf associação equiparada a ONGA (Organização Não Governamental de Ambiente) representa em geral os surfistas portugueses, no sentido lato, para questões ambientais e de preservação da orla costeira. É também incontornável pelos estudos pioneiros apresentados sobre preservação de praias, sobre recifes artificiais para o surf, a proteção costeira e a biodiversidade e sobre o valor económico e social do surf.


É graças à
SOS – Salvem o Surf que frutificam os campeonatos de surf e as escolas de surf na praia de Carcavelos. Esta associação conseguiu evitar em 2005, com o apoio da Câmara Municipal de Cascais, que dois grandes esporões curvos destruíssem o surf nesta praia de características únicas. Presentemente, a praia de Carcavelos é a praia mais frequentada por surfistas de todo o país. Tem um valor social e económico único por ser o maior troço de areia virado a Sul da grande Lisboa, com ondas de qualidade mundial e com um grande espaço verde na sua envolvente.

 

 

 

cyberjornal, 13 Dezembro 2014

Para inserir um comentário você precisa estar cadastrado!