Surfistas querem "salvar" Praia de Carcavelos

CarcavelosurfSOS14 p38pp César Cardoso (fotos)

Pepita Tristão (texto)

 

Os impactes negativos que vai sofrer a praia de Carcavelos, caso se concretize o Plano de Pormenor do Espaço de Reestruturação Urbanística de Carcavelos Sul (PPERUCS) e demais urbanizações projectadas para a Antiga Quinta dos Ingleses e zonas adjacentes, foram denunciados na manhã do passado domingo, em conferência de imprensa promovida pela Associação SOS – Salvem o Surf.

 

 

 

 

 

 

CarcavelosurfSOS14p15pp

Durante o encontro com os jornalistas que decorreu no paredão daquela praia, Pedro Bicudo, porta-voz da SOS – Salvem o Surf defendeu que o estudo ambiental apresentado pela Câmara Municipal de Cascais está incompleto e incorrecto. Descriminando os impactes cumulativos das diferentes urbanizações e das alterações climáticas previstas pelo Plano Estratégico de Cascais Face às Alterações Climáticas (PECAC), Pedro Bicudo alertou que se o PPERUCS se concretizar, poderão produzir-se danos irreversíveis e até a destruição do areal, com os consequentes prejuízos para surfistas, banhistas e demais utentes da praia.

«Os estudos apresentam falhas científicas graves», denunciou Pedro Bicudo salientou que para além de um know-how de 12 anos, que lhes advém da prática de surf nas praias da “linha”, a Associação encomendou a cientistas avalizados, novos estudos.

Dadas as omissões e falhas que foram encontradas nos estudos científicos apresentados pela Câmara, a Associação defende que «a avaliação da Câmara deve ser anulada».

Para além da revisão científica da Avaliação Ambiental da Câmara Municipal de Cascais, na conferência de imprensa foi também apresentado o vídeo produzido por Hélio Valentim para a SOS – Salvem o Surf, ''Carcavelos, as praias também se abatem''.

De realçar que a SOS – Salvem o Surf, associação equiparada a ONGA (Organização Não Governamental de Ambiente) representa em geral os surfistas portugueses, no sentido lato, para questões ambientais e de preservação da orla costeira. É também incontornável pelos estudos pioneiros apresentados sobre preservação de praias, sobre recifes artificiais para o surf, a proteção costeira, a biodiversidade e sobre o valor económico e social do surf.

 Os interessados podem ficar a conhecer o parecer da SOS – Salvem através do link:

 revisão científica da Avaliação Ambiental

Podem também conhecer o vídeo ''Carcavelos, as praias também se abatem'' disponível no link:

https://vimeo.com/109639085 .

 

 

 

 

Mais imagens:

https://www.facebook.com/171996492857166/photos/a.796549333735209.1073742005.171996492857166/796549363735206/?type=3&theater

 

 

cyberjornal, 16 Dezembro 2014

Para inserir um comentário você precisa estar cadastrado!