V Maratona Fotográfica BioRia “Primavera, Explosão de Biodiversidade”

avesbiorio014A beleza da Garça-vermelha, do Guarda-rios,da Alvéola-amarela e do Pernilongo, pelo, pelo olhar de Gabriel Moreira, de Vila Nova de Gaia, mereceu o primeiro lugar da V Maratona Fotográfica BioRia “Primavera – Explosão de Biodiversidade”. O júri anunciou a classificação final do concurso que se realizou em maio durante a 13ª Semana do Ambiente de Estarreja.

avesbiorio14Na semana de 18 a 25 de maio a chuva veio dificultar a vida aos 24 participantes no concurso, desafiados a captar um conjunto de quatro fotografias demonstrativas da biodiversidade existente na Rede de Percursos do BioRia, ao longo dos seus 50 kms. Gabriel Moreira foi um dos fotógrafos persistentes. “Este ano o tempo esteve bastante chuvoso o que dificultou a realização das fotos. Foi no final da tarde do último dia que realizei duas das fotos enviadas a concurso. Só aí é que tive a certeza que obtive quatro fotos com um nível que permitia a minha participação”, conta.

Quatro imagens, quatro aves diferentes que revelam a riqueza natural do património estarrejense. “O meu foco tem sido sempre as aves e era com elas que queria dar exemplos de biodiversidade. O Guarda-rios e a Garça-vermelha são duas espécies que considero “icónicas” do BioRia, pelo que dediquei grande parte do tempo disponível a tentar fotografá-las”.

 

Na Primavera, época do ano em que decorreu a maratona, “há uma intensificação das cores principalmente dos verdes e amarelos da vegetação renovada incluindo os campos de arroz. A isto soma-se o retorno de espécies migratórias como a garça-vermelha e a eclosão de outras, o que de facto provoca uma explosão de biodiversidade”, afirma.

Já tinha participado anteriormente na Maratona Fotográfica do BioRia, conseguindo este ano reunir os argumentos necessários para convencer o júri. Uma notícia muito bem recebida em Vila Nova de Gaia.“Naturalmente fiquei muito contente. Este hobby da fotografia da Natureza tem cerca de dois anos e noto que tenho evoluído. Este resultado é consistente com essa evolução. Isto não quer dizer que seja melhor fotógrafo que outros participantes, pois neste tipo de fotografia há muitos imponderáveis”. Gabriel Moreira agradece “à Câmara Municipal de Estarreja por esta e por outras iniciativas nas quais tenho participado e é também de louvar o papel que tem tido na preservação e recuperação da biodiversidade no seu concelho”.

 

Galeria de imagenshttp://www.bioria.com/galeria_fotos.php?gal=104

 

Classificação final

1º Gabriel Moreira (Vila Nova de Gaia)

2º Helena Santos (Salreu)

3º João Baptista (Oliveira Azeméis)

4º Marco Soares (Oliveira Azeméis)

5º Maria C. Carmo (Maia)

6º Maria A. Pinto (Vila Nova de Gaia) / Romão Machado (Aveiro)

8º António Vieira (Aveiro)

9º Rui Pereira (Murtosa)

10º João Sequeira (Aveiro)

Júri

Manuel Morgado – Designer / Fotógrafo/ Ilustrador

Carlos Marques e Abel Cunha – Fotógrafos do Núcleo Fotográfico do Baixo Vouga

Bruno Azevedo – Designer CME

Joel Brás - Web Designer

 

 

 

 

 

 

CME/cyberjornal, 11 julho 2014

Para inserir um comentário você precisa estar cadastrado!