“Passos com História” promove caminhadas culturais

CascaisRotaMS13cyPepita Tristão (texto)

Mário Sérgio (fotos)

Há dias deparámo-nos, por acaso, com o anúncio de uma caminhada cultural organizada pelo Grupo Passos com história.

Curiosos, procuramos saber mais sobre o Grupo, que tem uma página com o mesmo nome, no Facebook.

Sem nos identificarmos, participamos na caminhada, que tinha por tema “Rota dos Escritores de Cascais...” e não pudemos deixar de ficar impressionados com a quantidade de pessoas que compareceram, o interesse da informação prestada por Céu Santos, uma das responsáveis, e pela organização impecável do evento, onde pontuou uma salutar partilha de conhecimentos por parte dos participantes, tendo a caminhada decorrido sem pressas, permitindo que todos acompanhassem facilmente o grupo, dentro do horário previsto.

 

 

 

 

 

(Céu Santos - foto cedida pelo Grupo Passos com História)

CeuPassoscHistoria

Para conhecermos melhor este grupo e dá-lo a conhecer aos cyberleitores, contactamos posteriormente com Céu Santos que gentilmente se prestou a conversar connosco.

Formada em História e professora do Ensino Especial, no concelho de Cascais, Céu Santos é uma amante de caminhadas, tendo participado em diversos grupos, mas sentiu sempre que faltava alguma coisa, nesses passeios, mesmo nos culturais – a componente histórica.

Partilhando a sua insatisfação com uma amiga e colega, Tucha Campos, surgiu a ideia de criar um grupo diferente, «com o objetivo de divulgar a História, através da criação de rotas temáticas, em que as pessoas para além de caminhar poderão ficar a conhecer a história dos locais.

Com este grupo, afirma Céu Santos, pretende-se «colmatar uma lacuna que consideramos existir na vertente dos grupos de caminhadas em Portugal».

Embora reconheça que se realizam outras caminhadas de caráter cultural, a nossa interlocutora acredita que «nenhum dos grupos existentes se dedica exclusivamente a esse setor», para além do Passos com História marcar ainda a diferença por serem gratuitas as suas caminhadas comentadas, embora careçam de inscrição prévia.

Para além das caminhadas, o Grupo organiza ainda “Tertúlias Intimistas”, que se destinam a grupos mais pequenos, como é o caso da que se vai realizar no dia 5 de Maio – uma visita à Casa das Pedras, na Parede, onde serão acolhidos pelo Engenheiro Azevedo Gomes, seu actual proprietário, que irá relatar as estórias que envolvem a construção da mesma, assim como a do avô, responsável pela sua edificação.

Ambas as professoras são responsáveis pela organização dos passeios, mas as tarefas são divididas e enquanto Céu Santos se encarrega da pesquisa, Tucha Campos incumbe-se da burocracia e organização dos eventos.

Os passeios efectuam-se mensalmente, sendo que o próximo, a realizar em Abril, será às “Quintas de Benfica”.

Em Maio, Lisboa será também a cidade a descobrir e o tema vai ser “Lojas Históricas – Parte II”.

Rota dos Escritores de Cascais...

CascaisRotaMS9cyComo mencionamos na primeira parte desta nota, participamos na caminhada “Rota dos Escritores de Cascais...”, promovida pelo Grupo Passos com História.

Logo pela manhã, a Estação da CP foi o ponto de encontro para cerca de 30 caminhantes, um grupo que incluía pessoas das mais diversas faixas etárias, entre as quais, duas munidas das respectivas bicicletas e uma acompanhada pelo seu cão.

Conferidas as presenças, por Tucha Campos, iniciou-se o périplo pelas ruas do casco velho da vila que muitos escritores e poetas procuraram para viver por períodos mais ou menos longos das suas vidas.

Almeida Garrett, Herberto Hélder, Mircea Eliade, Maria Amália Vaz de Carvalho, Fernando Pessoa, Ramalho Ortigão, José da Cunha Brochado, Rúben A., Branquinho da Fonseca, Eça de Queirós, João Gaspar Simões, e Pedro Falcão foram alguns desses escritores recordados por Céu Santos, frente às casas que habitaram e que estão devidamente sinalizadas com placas identificativas.

CascaisRotaMS7cyPara além das obras mais conhecidas daqueles autores, a nossa cicerone recordou episódios das suas vidas e outras histórias que se cruzaram com a história da bela vila piscatória que acolheu os últimos monarcas portugueses, durante os seus períodos de ócio.

Uma passagem pelo sempre agradável Parque da Gandarinha e uma visita guiada à Quinta da Horta de Santa Clara - Biblioteca Municipal de Cascais, que recentemente reabriu após obras de valorização, encerraram o passeio, que muitos dos presentes coroaram com um almoço convívio, num simpático espaço com vista para o mar.

Aliás, o mar foi uma constante companhia desta visita, que serviu também para os partiipantes (re) descobrirem, os belos recantos da vila e a característica arquitectura das suas casas senhoriais. 

Foi uma jornada agradável que nos abriu o apetite para as próximas.

Os interessados em participar nestes passeios ou nas tertúlias, devem procurar na página do FB do Passos com História, podendo também  inscrever-se pelo endereço de e'mail: passos com Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Mais Fotos de Mário Sérgio: https://www.facebook.com/Cyberjornal/photos/a.2270378209685640/2270378579685603/?type=3&theater

cyberjornal, 21 março 2019

Para inserir um comentário você precisa estar cadastrado!