Presépios de Lapinha em exposição

presepioLapinha

No Parque Atlântico, em Ponta Delgada, São Miguel, Açores, é inaugurada hoje, dia 9 de Janeiro, uma Exposição de Presépios de Lapinha, que pode ser vista no piso 1 do Centro, junto ao Cinema, até ao próximo dia 31 de Janeiro.

 

 

 

 

 

Os Presépios que irão estar em exposição foram realizados pelos formandos das freguesias de Santo António, São Vicente Ferreira e Ajuda da Bretanha, através de um conjunto de atividades dinamizadas no âmbito da promoção do Artesanato na ilha e que foram desenvolvidas pela Escola de Artesanato da Associação Norte Crescente.

Os Presépios de Lapinha, produzidos com conchas, musgos e flores secas, são uma forma de Arte tradicional da ilha de São Miguel cuja origem remonta ao século XVI, por influência da fixação da Ordem dos Franciscanos na ilha. Mas é só no século XVII que aparecem as primeiras "Lapinhas", confecionadas pelas freiras nos conventos e decoradas com minúsculas conchas, flores artificiais de seda, penas, escamas de peixe, cera, papel, algodão e de onde sobressaem pequenas figuras de barro representando a Sagrada Família.


No século XIX, os presépios passaram para o domínio da Arte popular e, em S. Miguel, as "Lapinhas" continuaram a produzir-se a título particular, coexistindo com os característicos "Altares do Menino Jesus". Estas "Lapinhas" permaneciam em exposição durante todo o ano e eram colocadas em cima da cómoda do quarto.





cyberjornal, 9 de Janeiro 2015

Para inserir um comentário você precisa estar cadastrado!