“À descoberta dos sentidos” - Cegos guiam visitantes no MCCB

BatalhaMuseulogoTendo como mote as comemorações do Dia Mundial do Braille, celebrado no passado 4 de Janeiro, o Museu da Comunidade Concelhia da Batalha entra no novo ano apelando aos sentidos de todos os seus visitantes.

 

Em duas desafiantes visitas a decorrer em Janeiro, no dia 25, às 21 h  e no dia 26, às 16.30 h, os visitantes do MCCB levarão os olhos vendados, sendo conduzidos por  cegos para se deixarem surpreender através de vários estímulos sensoriais. O tacto, o olfacto, a audição e o paladar estarão à espera de ser experienciados em vários locais do Museu, com diversas peças e artefactos para tocar. 

 

Haverá lugar ainda para uma audiodescrição inédita de uma das mais emblemáticas peças do acervo. Os aromas e os saboresserão igualmente experienciados pelos visitantes de olhos vendados. A descoberta culminará com o sentido da visão a congregar as imagens e memórias adquiridas pelos outros sentidos, aos quais se junta mais um traduzido na partilha de experiência sensorial única.

 

A iniciativa conta ainda com uma original interpretação ao vivo de música e de dança, tendo a exposição do Museu como cenário. Melodium é o nome do projecto convidado e tem por base composições originais de André Barros, sendocoreografadas e interpretadas pela bailarina Joana Inês Santos.

 

Num museu distinguido internacionalmente pelo seu cuidado em matéria de inclusão e de acessibilidade e que adopta o lema “O Museu de Todos”, esta iniciativa vem integrar-se assim num programa potenciador de experiências únicas e personalizadas.

 

A actividade é direccionada a todos aqueles que querem viver uma aventura dos sentidos no Museu.

 

Para a realização da iniciativa, o MCCB conta com a colaboração da ACAPO (Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal) de Leiria, o Instituto Politécnico de Leiria, a ADAE (Associação de Desenvolvimento da Alta Estremadura) e de empresas locais.

 

A participação na iniciativa é gratuita e limitada a 30 pessoas por sessão, sendo, por isso, necessário efectuar-se inscrição prévia, até ao dia 23 de Janeiro, através dos contactos do Museu (email:  Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ; telefone: 244 769 878; morada: Largo Goa, Damão e Diu, n.° 4, 2440-901 Batalha)

 

 

Fonte: Museum

 

 

cyberjornal, 18 janeiro 2014

 

Para inserir um comentário você precisa estar cadastrado!