"A iniciação no antigo Egipto" tema de conferência e curso

NovaAcropole«A iniciação no antigo Egipto e as transformações da consciência» é o tema da conferência que será proferida pelo Prof. Doutor Rogério Sousa, no auditório da Biblioteca Municipal de Oeiras, sita na Av. Francisco Sá Carneiro nº 17, em Oeiras,  amanhã,  15 de Maio, quinta-feira, pelas 21.30 h. A entrada é livre.

 

 

 

 

Esta conferência integra o ciclo «Conversas entre o passado e o futuro ­­- o saber vivo das antigas civilizações», organizado pela Nova Acrópole Oeiras-Cascais com o apoio institucional da Câmara Municipal de Oeiras e o apoio de divulgação da editora Ésquilo.

 

A problematização da consciência está na vanguarda da investigação científica tanto na neurobiologia, como na psicologia. Caracterizar a «fenomenologia da mente», a sua natureza, o seu dinamismo e evolução tem-se afigurado um desafio determinante que, estamos em crer, será decisivo para a civilização global emergente. Nesse ponto estamos agora espantosamente mais próximos do pensamento de algumas das civilizações da Antiguidade. Enraizando-se num passado imemorial que se perde na origem dos tempos, a sabedoria do antigo Egipto criou um caminho de conhecimento para transformar o coração do homem e levá-lo a compreender a ordem cósmica. Era dessa transformação que se verificava no íntimo de cada homem, na sua consciência, que tudo se decidia: a vitória da luz sobre as trevas, o triunfo da vida sobre a morte. Recuperar essa memória proporciona, em suma, dilatar o horizonte da actual civilização global e iluminar o seu conhecimento do mais essencial da natureza humana: a mente e a consciência. (Rogério Sousa)

 

O egiptólogo Rogério Sousa é investigador integrado do Centro de História da Faculdade de letras da Universidade de Lisboa e do Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra. Desenvolve actualmente a pesquisa de pós-doutoramento sobre os ataúdes egípcios conservados na Sociedade de Geografia de Lisboa através de uma bolsa financiada pela FCT. É autor de uma vasta bibliografia com mais de quarenta títulos publicados em Portugal e no estrangeiro. Destacam-se as monografias publicadas pela Fundação Calouste Gulbenkian (Livro das Origens – 2011) e pela britânica Archaeopress (Heart of Wisdom - 2011), assim como o seu mais recente livro publicado pela Editora Ésquilo (Em busca da Imortalidade no Antigo Egipto – 2012).

 

 

 

Curso em Cascais

 

Para quem deseje aprofundar o temas das conferências deste ciclo, a Nova Acrópole organiza o «Curso de Filosofia Prática - Sabedoria Viva das Antigas Civilizações», ministrado pelo Prof. Paulo Alexandre Loução, que terá lugar na Casa de Santa Maria, em Cascais, para o qual ainda estão abertas as inscrições até ao dia 26 de Maio, segunda-feira, às 10 h  (turma de manhã) 19 h  (turma de tarde). Serão vinte sessões, às segunda, das 10h às 12h, ou das 19h às 21 horas.  Os jovens até trinta anos usufruem um desconto de 50%. Informações pelo tel. 963 925 758e pelo e-mail  Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.  .

 

Programa detalhado do Curso: www.nova-acropole.pt/curso.html

 

 

 

Fonte: Museum

 

 

 

cyberjornal, 14 maio 2014

Para inserir um comentário você precisa estar cadastrado!