Biblioteca de Azambuja festeja o “Halloween”

AzambujabibliotcriancasNa Biblioteca da Vila de Azambuja, quiçá por artes de bruxaria, o mês de Novembro começa a 31 de Outubro. Esta última noite de Outubro de 2014 vai encher-se de contos de “Halloween”, com histórias de sustos, travessuras e outras aventuras tão apreciadas pelos mais pequenos.  A atividade decorrerá entre as 20.30 h e as 22h00 e está aberta a crianças a partir dos 4 anos. A entrada é livre e os participantes são convidados a virem fantasiados e a trazerem uma história para contar.

Com a chegada de Novembro, chega mais um conjunto de propostas para os utentes da Rede de Bibliotecas Municipais de Azambuja. O destaque do mês, em Azambuja, vai para a exposição de pintura “Tonalidades”, com os trabalhos de Maria José Mimoso e Isabel Cano Valla, que ficará patente até dia 6 de dezembro. No Centro Cultural Grandella, em Aveiras de Cima, atenção especial ao último sábado com um workshop aberto a todos os amantes de artes como o croché, a costura, a pintura, entre outras similares, para partilha de saberes e técnicas o longo de todo o dia.

Entretanto, continuam as atividades habituais, Mimar a Ler, A Ler Brincamos e Aprendemos, Brincar com Histórias, A Magia da Poesia, Crescer a Ler e ABC dos Computadores.

A participação é gratuita em todas as atividades. De acordo com o evento, os interessados devem inscrever-se no respetivo balcão.

Podem ser solicitadas mais informações pelo e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

BIBLIOTECA MUNICIPAL DE AZAMBUJA

Exposição de pintura

“Tonalidades”, de Maria José Mimoso e Isabel Cano Valla

Inauguração dia 01.novembro às 15h00 – patente até 06.dezembro

O visitante estará perante uma exposição de pintura em que a arte se alinha à cor, em composições onde as autoras se exprimem e nos transmitem os seus estados de alma, as suas histórias, as suas interiorizadas observações.

Mimar a Ler – “Livros toca e sente”

(9 – 24 meses)

Sábado dia 01 / 10H30

Este projeto tem como objetivo apresentar o livro e a leitura aos mais novos e introduzir hábitos de manuseamento do livro que poderão traduzir-se mais tarde em hábitos de leitura. O desenvolvimento motor e a descoberta da linguagem são questões de base deste projeto tal como a utilização dos cinco sentidos. Privilegia ainda o contato entre o adulto acompanhante e o bebé no espaço da biblioteca e visa contribuir para a formação de futuros cidadãos ativos.

O projeto é composto por 8 sessões ao longo do ano letivo que decorrerão no primeiro sábado de manhã de cada mês às 10H30 na biblioteca. O projeto não versa um livro específico mas sim tipologias de livros e permitirá aos inscritos a exploração de uma “sacola” de livros em cada sessão.

A magia da poesia – Alice Vieira

(5 – 10 anos)

Sábado dia 01 / 14H30

A reedição deste projeto tem como objetivo principal a sensibilização para a poesia. Com o objetivo de desmistificar a poesia e torná-la divertida este projeto é elaborado em parceria com uma leitora que se voluntariou para desenvolver esta iniciativa, o que enriquece os laços entre a biblioteca e os membros da comunidade.

A ler brincamos e aprendemos… “Se eu fosse um animal”

(2 – 4 anos)

Sábado dia 08 / 10H30

O objetivo principal é criar o gosto pelo livro e a leitura aos mais novos tal como introduzir hábitos de leitura e tornar as visitas à biblioteca parte da rotina semanal. Com pequenos ateliers após a história objetiva-se desenvolver a motricidade, a memória e a aprendizagem de conceitos base para esta faixa etária tal como os números, as cores e as formas entre outros.

Brincar com histórias – Miminhos, miminhos…

(4 - 6 anos)

Sábado dia 15 / 14H30

O objetivo principal é estimular o gosto pelo livro e a leitura nas crianças em idade pré-escolar, e ao mesmo tempo auxiliar a aprendizagem de determinados conceitos que fazem parte do desenvolvimento cognitivo das crianças desta faixa etária. Em cada sessão será contada uma nova história que irá abordar um tema diferente, seguindo-se a dinamização de um jogo/atividade em que participem pais e filhos, criando assim momentos de convívio que estimulem também o vínculo parental. Espera-se que os pais desenvolvam com os filhos hábitos de leitura que se mantenham no futuro, servindo os pais de intermediários entre o livro e a criança, e motivando as visitas regulares à biblioteca.

Hora do Conto

(1º ciclo, 6 – 10 anos)

Sextas às 10H30

Esta atividade de promoção da leitura é dirigida ao 1º ciclo do ensino básico da rede pública escolar, especificamente ao 3º e 4º ano de escolaridade. A história contada será do autor Hervé Tullet “Sem título” seguido de uma breve oficina de escrita criativa em que cada turma irá escrever uma página de um livro já iniciado. Esta atividade é dinamizada em articulação com os agrupamentos escolares e visa a promoção do livro, a criação de hábitos de leitura e estimular a imaginação, criatividade e capacidade escrita.

Visitas Guiadas

Sextas - 10H30

As visitas guiadas têm como objetivo dar a conhecer o espaço, as regras de funcionamento e o fundo documental da biblioteca. Atividade sujeita a marcação.

Leia Connosco…

Ao longo de cada mês, a biblioteca destaca um autor ou um tema na sala dos adultos. Em novembro o tema escolhido é biografias.

CENTRO CULTURAL GRANDELLA – AVEIRAS DE CIMA

Croché, pintura, costura, e outros…

Último sábado do mês

No último sábado do mês traga o seu material e trabalhe no espaço da biblioteca aproveitando para partilhar ideias e trocar dicas com os artesãos presentes. Apareça entre as 10h30 e as 12h30 e das 13h30 às 18h30 e participe neste workshop coletivo gratuito.

Crescer a Ler

(Pré-escolar, 3 – 5 anos)

Quartas às 10H30

Projeto de promoção da leitura dirigido a todo o ensino pré-escolar do concelho para que as educadoras possam frequentar, com as suas turmas, o espaço da biblioteca e desenvolver atividades em torno do livro. O objetivo é motivar todas as crianças do concelho a trabalhar o mesmo livro “Tanto, Tanto!” da autoria de Trish Cooke.

Aprender o ABC dos computadores…

(50+ anos de idade)

Terças e quintas às 10H30

Se tem um grau de literacia digital inexistente ou muito fraco e idade superior a 50 anos inscreva-se gratuitamente na biblioteca e durante um mês aprenda os passos básicos de como trabalhar com um computador.

Visitas Guiadas

Sextas / 10H30

As visitas guiadas têm como objetivo dar a conhecer o espaço, as regras de funcionamento e o fundo documental da biblioteca. Atividade sujeita a marcação.

Este mês lemos…

Ao longo de cada mês a biblioteca destaca um autor ou um tema. Em novembro o tema escolhido é receitas para festas.

PALÁCIO CONSELHEIRO FREDERICO AROUCA – ALCOENTRE

Ler no lar para atividades inventar

Quartas 14H30

Continuam as visitas ao Centro de Dia de Alcoentre com leituras diversas seguidas de atividades dirigidas aos seniores.

Aprender o ABC dos computadores…

(50+ anos de idade)

Terças e quintas às 14H30

Se tem um grau de literacia digital inexistente ou muito fraco e idade superior a 50 anos inscreva-se gratuitamente na biblioteca e durante um mês aprenda os passos básicos de como trabalhar com um computador.

À Volta dos livros

Ao longo de cada mês a biblioteca destaca um autor ou um tema. Em novembro o autor escolhido é Daniel Silva.

 


CMA/cyberjornal, 30 Outubro 2014

Para inserir um comentário você precisa estar cadastrado!