“Cenários com futuro” as 7 maravilhas de Portugal

CenariosFutur3GCppFotos: Guilherme Cardoso

O Centro Cultural de Cascais, acolheu, no passado dia 30 de abril, o 7º Congresso “Cenários com futuro” as 7 maravilhas de Portugal, organizado pelo pelo Agrupamento de Escolas de Carcavelos em colaboração com docentes e alunos do Curso Multimédia da Escola Secundária da Cidadela.

Foram muitos os temas apresentados neste congresso, que se revestiu de grande interesse para quantos assistiram e/ou participaram.

 

 

 

CenariosFutur4GCppAssim, após a abertura dos trabalhos, a professora de Língua Portuguesa Leonor Brazão apresentou uma comunicação intitulada “ 7, um número mágico”. Seguiu-se uma Intervenção dos alunos do Curso Profissional de Desporto, orientados por Ermelinda Pereira, professora de Língua Portuguesa na Escola B. e Secundária de Carcavelos “A Língua portuguesa I”, seguida por uma Improvisação em homenagem a João Villaret 1913-1961 realizada pelos alunos do Curso de Produção Artística, orientados por Helena Pires, professora de História da Cultura e das Artes na Escola B. e Secundária de Carcavelos, sob o título “Vem por aqui? Gerações - espaço para todos.

 

“As 7 maravilhas” inspiraram a apresentação produzida pelos alunos do Curso Multimédia da Escola Secundária da Cidadela, sobre seleção e organização de imagens de Ana Rosmaninho e Paula Fernandes, professoras de História da Cultura e das Artes na Escola Secundária da Cidadela e na Escola B. e Secundária de Carcavelos, respetivamente.

 

“O Povo português I” deu o mote para a apresentação produzida pelos alunos do Curso Profissional de Técnico de Turismo, orientados por Paula Fernandes, professora de História da Cultura e das Artes na Escola B. e Secundária de Carcavelos.

 

O mesmo tema, sob a designação “O povo português II” foi objecto de uma comunicação pelo historiador Guilherme Cardoso.

Num concelho virado para o mar, este foi também alvo de uma comunicação apresentada por Miguel Herédia, vice presidente da Associação de Surfistas de Portugal, intitulada “O Mar O cluster do surf “.

 

A arte foi outra das perspectivas alvo de comunicação. Desta feita, João D. Filipe, pintor de Arte Sacra falou sobre “A Luz”.

 

Como não podia deixar de ser, o “Turismo” esteve presente, abordado por Maria José Coelho, Departamento de Estudos e Planeamento do Turismo de Portugal.

 

Com ele, e já perto da hora do almoço, chegou um outro tema bem oportuno “A Gastronomia I A Dieta Mediterrânica”, uma comunicação do Chef Hernâni Ermida e “A Gastronomia II Os vinhos portugueses, tema abordado por Madalena Biancard, representante da Quinta da Bacalhôa.

 

Mais imagens:  https://www.facebook.com/171996492857166/photos/pcb.681275905262553/681274978595979/?type=1&theater

 

 

cyberjornal, 3 maio 2014

Para inserir um comentário você precisa estar cadastrado!