Consolata Museu promove cultura

Fatima15maecoragemO Consolata Museu - Arte Sacra e Etnologia em Fátima e a sua Liga de Amigos promovem, no dia 5 de Dezembro, sábado, pelas 16 h, realiza-se uma Tarde de Poesia Natalícia com declamação de poemas por algumas crianças do 1.º ciclo do Agrupamento de Escolas de Ourém.

Acompanhada de diversos momentos musicais e algumas surpresas, esta actividade pretende, através das crianças, chamar a atenção para o verdadeiro significado do Natal. Este projeto surgiu em 2001 com grande êxito, repetindo-se durante sete anos consecutivos. Retoma-se o evento como forma de aproximar o museu da comunidade, dando a conhecer uma notável coleção de presépios e Meninos Jesus desde o século XVI aos nossos dias.

 

 

 

 

 

Paralelamente, pelas 17 h, decorrerá a cerimónia oficial da abertura da exposição temporária «Mães coragem … e o vazio das crianças que não puderam ser felizes» com fotografias do jornalista Francisco Pedro que são resultado da viagem realizada em 2014 à Guiné-Bissau onde, em Bissau, conheceu a Casa Bambaran, um centro de acolhimento para crianças órfãs, portadoras de deficiência e rejeitadas pelo estigma das tradições. Basta nascerem gémeas, terem alguma deficiência, serem feias de mais para o gosto dos pais para serem eliminadas. São rotuladas de crianças Irã ou crianças feiticeiras.

A entrada é livre.

 

 

 

Fonte: Museum

 

 

 

cyberjornal, 27 Novembro 2015

Para inserir um comentário você precisa estar cadastrado!