José Luciano de Castro e os jovens de Anadia

JoseLCastro20Marco15Foram quatro os prémios atribuídos pela Câmara Municipal de Anadia na cerimónia de anúncio dos vencedores do Concurso Escolar José Luciano de Castro, que decorreu no passado dia 18 de Março,  no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Anadia. Este certame, destinado a alunos do 3.º ciclo do ensino básico (CEB) e do ensino secundário das escolas do concelho, foi uma das iniciativas que a Câmara Municipal de Anadia levou a cabo durante ciclo de homenagem a José Luciano de Castro (1834-1914), realizado a propósito do centenário da sua morte.

 

 

 

 

 

 

 

 

JoseLCastro20Marco2015Tendo como objetivos dar a conhecer a figura do conselheiro e estimular a curiosidade em torno da sua ação e da época histórica em que viveu, este concurso, que decorreu entre 6 de outubro de 2014 e 20 de fevereiro do corrente ano, convidava os alunos a apresentar trabalhos enquadrados em quatro secções: artes visuais (produção multimédia e projetos fotográficos), escultura e pintura, artes performativas (dança e música) e produções literárias (géneros narrativo e lírico). Nos termos do respetivo regulamento, os trabalhos poderiam ter um caráter individual ou coletivo, e seriam atribuídos três prémios de 100 euros aos três melhores trabalhos apresentados em cada secção e por categoria.

Não tendo sido submetidos a concurso quaisquer trabalhos nas secções de artes performativas e produções literárias, a disputa acabou por se centrar na área da escultura e pintura, com 20 trabalhos de alunos do 3º CEB, e ainda um projeto no domínio das artes visuais, de uma turma do ensino secundário. Foram, assim, distinguidas as pinturas de Maria Matilde Dias Dinis, de Maria José Trindade Figueiredo Torres e de Catarinas Fernandes Lourenço, alunas, respetivamente, dos 8ºA, 8ºC e 9ºB, do Colégio de Nossa Senhora da Assunção, enquanto o projeto “José Luciano de Castro – QR Codes espalhados por Anadia”, da turma 12ºC do Agrupamento de Escolas de Anadia, coordenada pelo seu diretor de turma, Artur Costa, foi o vencedor na secção de artes visuais.

Os trabalhos ficarão patentes nos Paços do Município de Anadia até ao próximo dia 27 de março, podendo a exposição ser visitada de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 13h00 e das 14h00 às 17h30.

Recorde-se que a autarquia promoveu, em torno da figura do conselheiro, e desde 2013, cerimónias de homenagem, exposições, edições, e, mais recentemente, um colóquio que reuniu, na Curia, diversos especialistas. José Luciano de Castro nasceu em Oliveirinha (concelho de Aveiro) em 1834, mas foi em Anadia que casou e teve residência, tendo aqui falecido no dia 9 de março de 1914. Licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra, destacou-se como jurisconsulto, jornalista e político e, neste âmbito, foi repetidamente eleito deputado, chefiou o Partido Progressista e abraçou cargos ministeriais, sendo chamado a formar governo em três ocasiões.

 

 

 

CMA/cyberjornal, 21 Março 2015

Para inserir um comentário você precisa estar cadastrado!