Jovens filósofos lusos destacam-se na Lituânia
- Detalhes
- Publicado em 30-05-2014
Dois jovens portugueses, distinguiram-se recentemente, nas XXII Olimpíadas Internacionais de Filosofia, em Vilnius, Lituânia. Maria Beatriz Correia Santos, aluna do Agrupamento de Escolas Ibn Mucana, Alcabideche e João Filipe Quintas Madeira, da Escola Secundária Dr. Ginestal Machado, Santarém obtiveram duas medalhas de prata na competição realizada entre 15 e 18 de maio.
(Beatriz Santos já foi homenageada pela Junta de Freguesia de Alcabideche
por se ter destacado noutras áreas)
Nesta edição das Olimpíadas Internacionais de Filosofia, subordinadas ao tema “Emmanuel Levinas: Infinity and the Face of the Other” participaram jovens estudantes oriundos de de 41 países.
De destacar que os dois alunos que representaram Portugal, já haviam conquistado as medalhas de ouro (Maria Beatriz Correia dos Santos) e de prata (João Filipe Quintas Madeira) nas III Olimpíadas Nacionais de Filosofia 2014, que decorreram na Escola Secundária de Paços de Ferreira, no início do passado mês de abril do corrente ano.
Esta representação portuguesa, bem como as Olimpíadas Nacionais de Filosofia contaram com o apoio da Direção-Geral da Educação.
De destacar que Portugal participou nas Olimpíadas Internacionais de Filosofia quatro vezes, sendo que no primeiro ano, Portugal participou a título condicional, tendo então o nosso único representante, o jovem José Rodrigues, conquistado uma medalha de prata. Nos anos seguintes, os alunos lusos obtiveram menções honrosas sendo quee esta quarta participação se trouxe. De novo, prata para o nosso País.
O feito de Maria Beatriz Correia dos Santos voi evocado em reunião da Assembleia Municipal de Cascais, realizada no passado dia 27, durante o período Antes da Ordem do Dia, pela deputada socialista Alexandra Domingos,que solicitou um reconhecimento público à jovem cascalense.
cyberjornal, 30 maio 2014